Se utilizas frequentemente o Youtube, então é possível que volta e meia te aborreças com os anúncios. São cada vez mais os utilizadores que se queixam de publicidade a meio dos vídeos, mas parece que o YouTube pretende expandir ainda mais os seus anúncios.
De acordo com a Android Authority, o objetivo será fazer com que estes estejam ainda mais presentes durante a reprodução de um vídeo. Numa conferência de resultados recente, um representante da Google deu conta dos resultados positivos decorrentes de uma nova experiência publicitária.
“No primeiro trimestre, vimos um forte impulso com a introdução de um piloto de anúncios de pausa em TVs conectadas, um novo formato de anúncio ininterrupto que aparece quando os usuários pausam o seu conteúdo orgânico” - referiu Philipp Schindler.
No seu entender, este tipo de anúncios está a ser bastante lucrativo para o Youtube. Sobre a publicidade dentro da plataforma, o representante da Google refere que “estão a obter preços premium dos anunciantes” (via Android Authority).
Como demonstram as palavras de Schindler, a empresa está bastante satisfeita com as experimentações de publicidade que tem feito. Assim sendo, o mais provável é que o utilizador tenha cada vez mais anúncios, mesmo com o vídeo em pausa.
Esta nova modalidade já está a ser treinada desde 2023
De momento, o YouTube ainda está em fase de coleção de dados. Contudo, a mesma fonte de informação salienta a forte possibilidade de ser feita uma implementação mais ampla.
Recorde-se que o YouTube já tinha alertado para esta situação em 2023. Na altura, a plataforma abordou a questão dos anúncios em vídeos pausados. Esta modalidade já é testada em algumas regiões específicas desde o ano passado.
Para já, Schindler ainda não deu qualquer informação concreta relacionada com o timing de implementação global da medida. De qualquer forma, sabe-se que estes chegarão, em primeiro lugar, às Smart TVs.
Ainda assim, a Android Authority refere que ainda não se sabem as características desses mesmos anúncios. Ou seja, não há detalhes sobre a duração, a capacidade de avançar, entre outros aspetos eventuais.
Além disso, ainda fica por responder uma questão: será que o plano também chegará às aplicações móveis do YouTube? Por enquanto, a confirmação não é oficial, mas face ao entusiasmo da Google, é possível que tal vá acontecer.