Farto de ouvir áudios longos e chatos? OnePlus poderá acabar com o pesadelo

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

“Não me dá jeito estar a escrever, vou mandar áudio”. Eis uma frase que, quem usa o WhatsApp ou outras apps semelhantes, já deve ter ouvido várias vezes. O problema é que a pessoa do outro lado nem sempre tem muito tempo para ouvir.

Por isso, tudo indica que a OnePlus está a trabalhar num recurso para adicionar aos seus telemóveis chamado “AI Summarizer”. Basicamente, este poderá resumir o áudio extenso que recebeste num conjunto de pontos mais importantes, poupando-te tempo.

Os ficheiros não poderão ser nem muito curtos nem exceder os 500 MB

AUdiooo
Imagem Ilustrtiva (via Copilot)

Recorde-se que a aposta em Inteligência Artificial (IA) já se tem sentido desde o OnePlus 11. Contudo, foi através da análise do Oxygen OS 14.1 e do Android 15 Developer Preview 2 (DP2) que a Android Authority descobriu esta possível intenção da marca.

No fundo, tudo o que são ficheiros de áudio poderão ser englobados nesta ferramenta, desde que não ultrapassem os 500 MB. Desde chamadas telefónicas, a reuniões Zoom, a áudios do WhatsApp, o que não falta são potencialidades para este recurso.

Segundo a mesma fonte, é expectável que o “AI Summarizer” apenas detete MP3, AMR, AWB, AAC e WAV. Nos casos em que a gravação é excessivamente longa, a IA apenas deverá dar parte do resumo. Contudo, se o áudio for muito curto, também não será possível resumir.

Os indícios são muito fortes, mas não é oficial que o recurso chegue a público

Ainda não sabemos ao certo o que é que “muito curto” quer dizer nesta situação, tanto em termos de tempo como em tamanho de MB. Através da pesquisa de código, espera-se ainda que o recurso não vá estar disponível para quem ativa o modo economizador de energia.

Com base naquilo que se conhece agora, é de esperar que estas potencialidades cheguem, em primeira instância, aos Estados Unidos e à Índia. É possível que Portugal também vá poder experimentar este “AI Summarizer”, mas ainda não há uma data esperada para isso, até porque a marca não confirmou sequer que a funcionalidade vai avançar.

Ainda assim, todas as evidências apontam nesse sentido.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.