Se não tens grande paciência para ler artigos em páginas web, a solução para o teu problema está prestes a chegar. Ao que tudo indica, a app do Google Chrome para Android vai tornar a leitura através de voz muito mais fácil.
Em primeira instância, poderás ouvir qualquer notícia mesmo com o teu telemóvel bloqueado. Recorde-se que o recurso não é propriamente novo, até porque esta funcionalidade já existia.
Contudo, está prestes a ser mais conveniente do que nunca, já que antes tinhas de ter o telemóvel ativo para ouvires o conteúdo das páginas web. De acordo com a Phone Arena, a ferramenta foi detetada através de um sinalizador revelador de código do Chrome.
Podes ouvir o conteúdo de uma página web enquanto fazes outra coisa no telemóvel
A funcionalidade tem o nome “Ler em voz alta com reprodução em segundo plano”, o que, em si, é autoexplicativo. Quer isto dizer que a Google está numa fase de testes quanto à nova atualização do leitor em voz alta.
Uma grande vantagem acerca desta adição é que poderás tornar-te numa espécie de mestre do multitasking. No fundo, podes perfeitamente estar a fazer scroll nas redes sociais, enquanto estás a ouvir em voz alta as notícias que mais te interessam estar a par.
O mundo digital está cada vez mais rápido e esta capacidade de executar várias tarefas em simultâneo pode ser uma grande ajuda para vários utilizadores. Na prática, é como ter uma espécie de audiolivro à distância de alguns cliques.
A versão multitasking já existe em desktop e pode ser útil para quem tem problemas visuais
Como refere a mesma fonte, já é possível usar esse mesmo procedimento na versão desktop do Google Chrome. É expectável que, chegando aos telemóveis Android, o potencial seja ainda maior.
Para além da sua vertente prática, também pode ser uma atualização absolutamente decisiva para pessoas com dificuldades visuais ou de leitura. Se olhar para um telemóvel te cansa a vista e queres evitá-lo ao máximo, esta é a forma perfeita de continuares a par de tudo.
Nesta fase, apenas sabemos que o recurso está a ser desenvolvido. Não é de conhecimento público quando é que vai chegar à generalidade dos utilizadores. Também não se sabe se existirão mudanças até à data do lançamento desta funcionalidade.
Ainda assim, as perspetivas são muito boas, já que só o facto de estar a ser testado indicia que a ferramenta vem a caminho. Resta esperar para ver se falta muito ou pouco.