Falsas edições no Google Maps estão a prejudicar seriamente os negócios

Filipe Alves

O Google Maps é fantástico em muitos aspetos, porém, donos de negócios tem vindo a reclamar que a concorrência está a editar os detalhes dos seus negócios de forma a prevalecer.

Ainda que o Google Maps seja uma aplicação maioritariamente para direções, cada vez é mais utilizado para saber o que está à volta. Não há dia que saia para conhecer algo novo que não procure no Google Maps que restaurantes estão perto de mim. A que horas é que há mais movimento, ou até telefonar para fazer uma reserva.

Falsas edições no Google Maps estão a prejudicar seriamente os negócios

Contudo, estas informações são facilmente editáveis e quase impossível para a Google de identificar a veracidade da mesma. Ou seja, imagina que um restaurante quer deitar o seu concorrente abaixo. Essa mesma pessoa vai ao Google Maps e solicita uma edição de horário ou edição de número de telefone.

Edições do Google Maps não são as melhores!

A edição passa por um processo de verificação da Google, contudo, não esperes que seja um humano a ver se esta edição está ou não correta. Tudo é feito com informação.

Por exemplo, um negócio pode dizer que o seu concorrente fecha às 20h em vez das 23h. A Google confirma se a informação é verídica mediante as pessoas que estão naquele local depois das 20h. Isto é, é tudo menos um processo justo.

O problema mantém-se porque os negócios não conseguem editar de forma definitiva esta informação. Ou seja, qualquer pessoa pode danificar o negócio constantemente. O dono tem de estar sempre atento a possíveis mudanças na pesquisa Google.

Ainda não há forma de saber o que fará a Google face este problema no Google Maps que afeta também a pesquisa. Até lá, esperemos que os donos de negócio estejam com os olhos abertos face à situação.

Editores 4gnews recomendam:

Ryzen Mobile: AMD lança finalmente novas drivers para a plataforma

Google Maps ‘Satélite’ teve para se chamar “Modo pássaro”

‘Ataques’ à Huawei são muito maus para a Europa, diz CEO da Vodafone

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.