O Google Maps é fantástico em muitos aspetos, porém, donos de negócios tem vindo a reclamar que a concorrência está a editar os detalhes dos seus negócios de forma a prevalecer.
Ainda que o Google Maps seja uma aplicação maioritariamente para direções, cada vez é mais utilizado para saber o que está à volta. Não há dia que saia para conhecer algo novo que não procure no Google Maps que restaurantes estão perto de mim. A que horas é que há mais movimento, ou até telefonar para fazer uma reserva.
Contudo, estas informações são facilmente editáveis e quase impossível para a Google de identificar a veracidade da mesma. Ou seja, imagina que um restaurante quer deitar o seu concorrente abaixo. Essa mesma pessoa vai ao Google Maps e solicita uma edição de horário ou edição de número de telefone.
Edições do Google Maps não são as melhores!
A edição passa por um processo de verificação da Google, contudo, não esperes que seja um humano a ver se esta edição está ou não correta. Tudo é feito com informação.
Por exemplo, um negócio pode dizer que o seu concorrente fecha às 20h em vez das 23h. A Google confirma se a informação é verídica mediante as pessoas que estão naquele local depois das 20h. Isto é, é tudo menos um processo justo.
O problema mantém-se porque os negócios não conseguem editar de forma definitiva esta informação. Ou seja, qualquer pessoa pode danificar o negócio constantemente. O dono tem de estar sempre atento a possíveis mudanças na pesquisa Google.
Ainda não há forma de saber o que fará a Google face este problema no Google Maps que afeta também a pesquisa. Até lá, esperemos que os donos de negócio estejam com os olhos abertos face à situação.
Editores 4gnews recomendam: