A funcionalidade Gravar uma mensagem, introduzida em 2025 pela Google nos smartphones Pixel, promete facilitar a vida a quem não tem tempo para ouvir mensagens de voz.
Sempre que uma chamada é perdida ou recusada, o sistema entra automaticamente em ação, informa quem está a ligar de que o utilizador está indisponível e pede que deixe uma mensagem.
A grande diferença face ao correio de voz tradicional está no uso de inteligência artificial, que transcreve o áudio e guarda o conteúdo diretamente no histórico de chamadas. Lançado inicialmente com a série Pixel 10, a funcionalidade acabou por ser alargada a modelos mais antigos.
Relatos impressionam
No entanto, nos últimos dias, têm surgido vários relatos de falhas preocupantes que não se limitam a um Pixel em específico. De acordo com o site 9to5Google, que cita vários relatos de utilizadores no reddit, a funcionalidade poderá estar a permitir que a pessoa que liga ouça o que se está a passar do outro lado da linha.
Num dos casos mais antigos, um utilizador do Pixel 5 relatou que familiares conseguiam ouvir conversas ao fundo enquanto a mensagem supostamente estava a ser gravada. Há ainda quem garante que quem efetua a chamada consegue ouvir o utilizador, sendo ativado um aviso automático diferente do correio de voz habitual.
O aparecimento do indicador do microfone no ecrã reforça a suspeita de que o telemóvel está, de facto, a gravar. Além das questões de privacidade, alguns utilizadores indicam que as gravações ficam incompletas, captando apenas parte da mensagem, o que naturalmente compromete a utilidade da função.