Huawei aposta nas "fake reviews" para o seu Huawei Mate 10 Pro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Huawei é neste momento a 3ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis de acordo com as várias agências de análise e estudo de mercado. Está atrás apenas da Apple e da Samsung, almejando alcançar e ultrapassar as suas rivais. Todavia, certas atitudes da marca denotam uma séria desorganização e mesmo falta de maturidade. O mais recente caso. As falsas reviews ou análises ao seu Huawei Mate 10 Pro.

O caso ocorreu no mercado norte-americano. Neste momento, segundo os indicadores da IDC, este é o 3º maior mercado mundial de dispositivos móveis. Mercado dominado pela distribuição de smartphones através das operadoras. Ora, perante as tentativas frustradas de comercialização dos Huawei Mate 10 Pro através destas mesmas operadoras, a Huawei voltou-se para as lojas físicas.

Vê ainda: d One, MIUI e Twitter, um erro que veio por bem?

Os Huawei Mate 10 Pro seriam apresentados há cerca de três meses e são ótimas alternativas para quem não quer pagar uma autêntica fortuna (mais de 1000€) por um dispositivo móvel. Reunem sem si valores como a câmara fotográfica, processador, rapidez e um belíssimo design.

Note-se ainda que todo este artigo não pretende, nunca, julgar o mérito e valor dos Huawei Mate 10 Pro mas sim da estratégia de marketing da Huawei. O caso chegou-nos às mãos através da imprensa internacional, nomeadamente a publicação Android Police.

Huawei Mate 10 Pro e a vaga de "fake reviews"

Relembrando as tentativas frustradas de entrada no mercado norte-americano através das operadoras, a marca apostaria nos pontos de venda físicos. As lojas convencionais como a Best Buy. Aí, foram detetadas mais de 100 análises ou reviews falsas dos supostos beta testers. Tudo isto para dar ao smartphones uma pontuação de 4.9 em 5 estrelas possíveis. Sobretudo durante o período de pré-venda, mas que maravilha de pontuação. E "quem tudo quer tudo perde" ou..."quando a esmola é grande o pobre desconfia".

Programa "Beta" serviria para encobrir as "fake reviews"

Pergunto-me, como é que uma empresa como a Huawei que tem aspirações de ultrapassar a Samsung e a Apple pode cometer um erro tão crasso como este? Quão parvos julgam ser os consumidores para não reparar nesta pontuação absurdamente positiva? Estaremos em Portugal onde o tudo parece ser cor-de-rosa? Não...os consumidores norte-americanos possuem algo a que chamo de "juízo crítico".

Um chorrilho de elogios comprados. Uma repetição de chavões como "Câmara dupla da Leica", Inteligência artificial, NPU. O "Kirin 970 é o melhor processador do mercado". A performance imbatível. A minha favorita é simples, eficaz e tão denunciadora de uma ideologia comprada que me faz rir "Preciso deste smartphone".

E que tal umas avaliações moderadamente positivas? Ou até mesmo uma não tão positiva sabem...só para não levantar tantas suspeitas? O cenário é tão ridiculamente positivo que nem mesmo um núcleo de hardcore fãs conseguiriam compor semelhante análise comprada. Bem, aqui neste nossa pacato canto lusitano não somos nenhum exemplo.

Uma pequena amostra das "fake reviews" ao Huawei Mate 10 Pro

O melhor de tudo é o facto de termos mais de 100 avaliações. Mais de 100 fake reviews. Isto porque mais não passam de textos decorados por "seres humanos" que nunca chegaram a pegar no Huawei Mate 10 Pro. Mas o caso não se fica por aqui, não...a Huawei Mobile tem um grupo, voltado para os Estados Unidos da América. Grupo onde convida os aspirantes a "testers" do seu Huawei Mate 10 Pro. Grupo onde a marca quer saber o que é que o consumidor procura num novo smartphone.

fake reviews ao dispositivo Huawei Mate 10 Pro

Ora, concentrem-se na parte onde digo que a Huawei tem um grupo de Facebook onde pergunta aos interessados o que é que elas querem ter no Huawei Mate 10 Pro. Estão a acompanhar até aqui? Ótimo. É que em seguida a mesma Huawei exorta os interessados a colocar essa mesma lista de desejos na página de feed-back e análises da loja Best Buy.

Em suma, um chorrilho de fake reviews que não foram sequer concebidas como tal. Tudo o que os consumidores / utilizadores do Facebook estavam a fazer era expressar a sua lista de desejos para o Huawei Mate 10 Pro. De uma forma muito hábil a Huawei acabou por por esses possíveis consumidores a escreverem fake reviews para dar aquele boost inicial...

Agora, basta um simples vislumbre da página da Best Buy alusiva ao Huawei Mate 10 Pro para começar a suspeitar de que algo não está certo. Com 4.5 estrelas em 5 possíveis, para um produto que ainda está em fase de pré-venda o Huawei Mate 10 Pro é sem dúvida um dispositivo atraente.

Marketing Digital disfarçado de "reviews" ou análises

Ora...quando se começam a ler as reviews do smartphone torna-se claro como o dia que provavelmente nem um desses escritores inspirados teve o smartphone na mão. Trata-se de uma lista de desejos na maioria dos casos. Trata-se de por frases e textos fora do contexto. Em suma, fake reviews.

A resposta: Hueviews”

A Huawei tem uma enorme presença no Marketing Digital, inclusive nas publicações online mas daí a pedir aos fãs da marca para escreverem fake reviews no site de uma loja. É todo um novo nível de amadorismo. Já para não dizer que viola claramente os Termos e Condições da Best Buy. Este último ponto seria salientado pela 9to5Google.

Esperemos que a Best Buy resolva a situação. Assim fica difícil levar-te a sério Huawei...o que já não faltam por aí são fake reviews ou análises encomendadas. Assim fica difícil...

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei regista o nome “Huawei Mate X”. Nova variante a caminho?

Xiaomi Redmi Note 4 recebe o Project Treble do Android Oreo

OnePlus, ASUS ou Sony, a Nokia vendeu mais smartphones em 2017

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.