As operadoras costumam ser um tópico “quente” em Portugal, até porque se trata de um tipo de serviço usado por milhões de pessoas. Por isso, com base no novo relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e em estudos recentes, damos-te três curiosidades sobre esta área.
1. Portugal chegou a ser top 4 de velocidade de Internet na Europa
Tendo como base o artigo da ANACOM, podemos concluir que Portugal chegou a ser o 4º país da União Europeia (UE) com “maior proporção de acessos com velocidades de download iguais ou superiores a 100 Mbps”.
Este valor, durante o mês de julho do ano passado, chegou a ser de 89,7%, segundo a Comissão Europeia. Apesar de também haver problemas e queixas em Portugal, é um número que demonstra que o país está relativamente bem, em termos comparativos.
2. Quase 87% das famílias em Portugal têm alta velocidade fixa
Os números que a ANACOM apresenta, com base no primeiro trimestre de 2024, mostram-nos que Portugal chegou aos 3,7 milhões de clientes com subscrição de serviços de alta velocidade.
Na prática, a taxa de adesão das famílias foi de 86,7%. Dentro desta lote que subscreve redes de alta velocidade, 7 em cada 10 optam por fibra ótica (FTTH).
3. Operadoras descem preço na UE e aumentam em Portugal
Este ponto é tudo menos agradável para o consumidor português, mas não deixa de ser uma realidade. De acordo com outro relatório da ANACOM, é possível perceber o padrão de preços de 2009 até 2023.
Nestes catorze anos, a ANACOM refere que “os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 15,1%, enquanto na UE diminuíram 7,9%”. Nos Países Baixos, por exemplo, o valor caiu em cerca de 28%.