All-mobile-OS-logos
Existem factores essenciais aquando da escolha de um smartphone. Principalmente o que pretende fazer e usar nele. Um dos principais é o sistema operativo que vem com o smartphone, conhecida pela abreviatura OS (Operatyng System). Entre eles o iOS da Apple, o Android da Google, Windows Phone da Microsoft e BlackBerry, estes são os mais conhecidos. Os dois primeiros, iOS e Android contam uma grande base de aplicações, o que é a essência de um smartphone.
Depois deste primeira parte o que pretendemos usufruir dele, poderemos seguir para as seguintes.

Processador:
Fundamental para um bom funcionamento de um smartphone, este é por onde tudo passa, o cérebro. Teremos os Snapdragom da Qualcomm conhecidos pela sua fiabilidade e bom suporte na Gpu (no grafismo), e conectividade (Gps, Wifi e 4G Lte) aonde aqui falha uma outra marca de processadores em voga pelo seu bom preço os MediaTek, que por vezes deixam um pouco a desejar nesta parte da conectividade, em alguns dispositivos.
tegraQualcomm_Snapdragon_logoAX
Poderíamos falar também do sobejamente conhecido A ou Ax da Apple, assim também como os Exynos da Samsung ou também dos mais recentes Tegra da Nvidia conhecida pelas placas gráficas/vídeos nos computadores, aqui nesta vertente para smartphones conseguiu algum sucesso com a performance  em alguns processadores por eles criados. Assim como os Atom da  Intel estes um pouco limitados com algumas aplicações devido à arquitectura x86 por alguns processadores por eles usados.  Por isso a escolha recai nos Snapdragom, Tegra e A/AX.

1024px-Common_Video_Resolutions_2.svg display

   

Ecrã:
Para uma visualização aceitável é necessário uma resolução de pelo menos em Hd ou seja de 720P. Em grande maioria para não dizer quase sempre, um ecrã com baixa resolução resulta num deficit na visualização de fotos, jogos e vídeos também para não falar no pouco ou melhor dizendo, um baixo contraste e saturação da cor, que poderá reflectir na visualização de uma foto à luz do dia, para não falar na percepção dos Ppi’s (densidade dos pixeis) que poderá ser incomodativo.
Toshiba-lightfield-smartphone-cameracamera sony experia

Câmara fotográfica:
Pois bem, parecendo que  não, é um dos factores em ter em conta, cada vez  mais é um dos acessórios usados no smartphone, ora sendo como câmara fotográfica, video, até como scaner ou mesmo em redes sociais que exploram essa vertente como Instagram, Vine, Snapchat.
Não sendo a quantidade sinonimo de qualidade mas, começa ser aconselhável que o smartphone tenha no mínimo como resolução 13 megapixeis. Mesmo que seja interpolada, ou seja como exemplo, de 8 megapixeis mas por efeito de software e não do sensor fotográfico, esta passa a ser de 13 megapixeis, mesmo que ‘falsos’ resulta sempre numa ligeira melhoria na resolução da imagem.
25336.39918-Baterias-de-ions-de-litio
Bateria:
Actualmente são de Íon-lítio (Li-Ion), Hidreto metálico de níquel (Ni-MH) ou Polímero de lítio (ou Lítio-polímero).  A duração de uma bateria depende muito de vários factores, Hardware como por exemplo o ecrã, quanto maior for mais energia é necessária para o alimentar, como tão bem do software, um smartphone que não receba actualizações do seu sistema operativo não poderá melhorar o desempenho nessa área, por isso ter em conta se a marca oferece (por este e outros motivos) actualizações periódicas.

adzero_bamboo_smartphone1
E por fim o Design:
Algo que nos agrade à vista é capaz de nos fazer esquecer os outros factores referidos atrás.
Um bom design de um smartphone é fundamental na sua aquisição visto ser o que tem mais impacto no primeiro contacto com equipamento.
Mas isso depende dos gostos de cada um e gostos não se discutem. Como assim o orçamento disponível para aquisição de um smartphone.

Espero que  tenha sido útil este pequeno guia, partilhem, comentem e visitem Site, canal no Youtube  e pagina no Facebook 

Aplicação para Android 4Gnews.pt
Windows Phone  4Gnews.pt 8 e 8.1

Façam-nos crescer com a vossa participação, nas nossas publicações do site e redes sociais. Partilhem e comentem, ajudem a crescer a tecnologia falada em português e com este espírito de equipe.