Com o lançamento do iOS 26, há várias novidades interessantes para o FaceTime e outras aplicações da Apple. Mas se prezas a tua privacidade, então vais adorar aquilo o que temos para te contar.
FaceTime irá parar a imagem durante uma chamada de vídeo se detetar nudez
Uma das melhores novidades que o FaceTime vai receber ainda este ano é um sistema de proteção contra conteúdo com nudez. Para isso, a aplicação irá parar automaticamente a imagem de uma chamada de vídeo caso algum participante comece a despir-se.
Esta novidade faz parte da mais recente versão beta do iOS 26 disponível para testes. Tal como revela iDeviceHelp através do X, o FaceTime interromperá a reprodução de vídeo e áudio caso detete nudez durante a chamada.
Nesse caso, será apresentada a mensagem que acompanha a publicação que a fonte fez na rede social referida. Ainda assim, o FaceTime oferecerá a possibilidade de continuar a chamada caso seja esse o desejo do utilizador.
Funcionalidade foi pensada para as crianças, mas parece que será para todos
A Apple anunciou este reforço de privacidade no FaceTime nas contas de crianças. O objetivo é proteger os mais pequenos deste tipo de conteúdos explícitos.
Todavia, o aparecimento desta funcionalidade na versão normal beta do iOS 26 indica que a mesma poderá chegar a todo o tipo de contas. E sinceramente não vemos mal nenhum nisso.
Em todo o caso, não podemos descartar a possibilidade de isto tratar-se apenas de um bug. Ou seja, será necessário aguardar pelo lançamento oficial do iOS 26 para perceber se esta funcionalidade também estará disponível para adultos.
Privacidade dos utilizadores em risco?
Para a deteção automática de nudez durante uma chamada de vídeo no FaceTime, a Apple terá de correr os seus algoritmos para analisar toda a chamada. E como é óbvio, isso levanta algumas questões relacionadas com a privacidade dos utilizadores.
Relativamente a esse tópico, a Apple esclarece que será usado machine learning na análise dos vídeos apenas no dispositivo. Isso significa que todo o conteúdo será analisado localmente e que o mesmo nunca será enviado para os servidores da Apple.