Facebook: 'Fusão' entre WhatsApp, Instagram e Messenger não é para já

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A chegada das notícias que indicavam uma possível fusão entre as várias plataformas de mensagens das aplicações do Facebook (WhatsApp, Instagram e Messenger), causou grande polémica.

Foram vários os governos que tornaram publico o seu descontentamento com esta ideia. A União Europeia decidiu até convocar uma reunião de emergência para discutir possíveis medidas de precaução.

Agora, Mark Zuckerberg aproveitou uma reunião com os seus investidores, para explicar um pouco melhor as suas ideias quanto a este projeto. Em primeiro lugar, o CEO do Facebook esclarece que está ainda numa fase de brainstorm. Garantindo que não chegará antes de 2020.

Será a fusão entre o WhatsApp, Instagram e Messenger uma boa ideia?

De acordo com Mark Zuckerberg, esta 'fusão' entre as plataformas de mensagens é o melhor caminho a seguir. Para que os utilizadores possam tirar o máximo proveito das suas capacidades.

Não é segredo que Zuckerberg já sonha há muito tempo, em conseguir criar um ecossistema semelhante ao da Apple, com o iMessage. Este poderá ser a forma ideal de conseguir alcançar o seu grande objetivo.

Relembro que o projeto não tem como objetivo a fusão das três aplicações. Em vez disso, pretende unificar as plataformas de mensagens. De uma forma simplificada, criar uma espécie de mensagens 'multi-plataforma'. Em que os utilizadores não vão precisar de saltar de App em App para enviar mensagens.

Por fim, Zuckerberg afirmou que esta potencial nova plataforma iria trazer ecnriptação end-to-end para todos os serviços. Assim, caso consigam fazer isso sem colocar em risco a privacidade do WhatsApp, esta ideia começa a parecer muito mais interessante. No entanto, não nos podemos esquecer da enorme lista de eventos em que o Facebook colocou em risco a privacidade dos utilizadores...

Editores 4gnews recomendam:

Facebook paga a adolescentes para instalarem uma VPN que os espia

WhatsApp: União Europeia não vê os planos do Facebook com ‘bons olhos’

Como usar o Facebook Messenger sem uma conta do Facebook

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.