O império de Zuckerberg volta a tremer. De acordo com o barómetro do downdetector a rede social Facebook e Instagram estão a apresentar graves falas no serviço. A mesma realidade é observável nas plataformas de comunicação WhatsApp e Messenger.
Após a falha de 25 de fevereiro, mais modesta, a nova quebra afeta as empresas do grupo Facebook por igual. Os primeiro relatos de problemas no serviço começaram acumular-se a partir das 11:27 horas de Portugal Continental, mantendo-se a problemática.
Os serviços do Facebook voltam a tremer em Portugal
Tal como aponta o portal Downdetector o Facebook está inoperacional. O mapa de problemas mostra uma forte concentração em Lisboa, Coimbra, Porto e Braga, com mais ocorrências a espalhar-se por Portugal Continental.
A problemática aparenta estar concentrada em Portugal e na Europa, com o principal problema relatado a ser a falha geral no serviço, o acesso à redes social. Os utilizadores queixam-se também da impossibilidade de acesso à conta e da atualização do feed.
O WhatsApp está igualmente inoperacional
Particularmente grave - atendendo ao mapa de Portugal - é a falha no WhatsApp. Com quebras severas em Lisboa, Porto e Braga, o serviço está em baixo. Os problemas mais comuns são a falha geral, impossibilidade de acesso e falha no envio das mensagens.
O pico das reclamações foi registado às 11:52 de Portugal Continental com mais de 1866 reclamações à data de redação deste artigo. Ao aceder ao WhatsApp podemos ver o histórico de mensagens, mas há grande demora na entrega de novas comunicações.
A página de Estado (Status) está disponível, com a principal problemática a incidir na troca direta e instantânea de mensagens.
O Instagram e Facebook Messenger também falharam
Incapaz de atualizar o feed, o Instagram não está a atualizar a página principal (do utilizador), nem a página de descoberta. O pico das queixas em Portugal ocorreu às 12:00h com mais de 1523 reclamações no portal supracitado.
Entre as falhas mais comuns está a geral, com a incapacidade de acesso à conta a seguir-se. Por fim, as dificuldades no upload (carregamento de novo conteúdo) também são apontadas.
O Facebook Messenger, plataformas de comunicações instantâneas associada ao Facebook também apresenta problemas. O principal problema reside no envio e apresentação (receção) das mensagens e comunicações de texto.
Até ao momento não são conhecidas as causas para a falha geral nos serviços do Facebook, a maior desde 28 de julho de 2020. Desde então que o WhatsApp não era afetado tão severamente, mas recordamos as falhas de 25 de fevereiro nos demais serviços.
O serviço aparente estar gradualmente a ser reposto no território continental.
Editores 4gnews recomendam:
- GTA Online: jogador descobre como reduzir tempos de loading até 70%
- DJI apresenta drone FPV capaz de atingir 140 km/h, já em Portugal
- WhatsApp: partilha de imagens será mais segura com esta novidade