Facebook está a trabalhar em gadgets com a ideia da Google "Project Ara"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook está aparentemente a trabalhar de forma secreta numa ideia antiga da Google chamada "Project Ara". Este projeto, que foi posteriormente cancelado e nunca viu a luz do dia, prometia aos utilizadores smartphones super modulares.

Mas smartphones modulares já existem, quais as grandes diferenças de um Phone Blocks, um projeto kickstarter que queria dar uma nova vida aos equipamentos. Em vez de estares constantemente a substituir o smartphone quando já não estivesse atualizado, terias apenas de substituir um módulo para melhorares o terminal.

Google Project Ara poderá ser real com a nova patente do Facebook

Se quisesses uma câmara melhor, compravas um módulo de câmara, se querias melhorar o processador, bastava comprares esse módulo, ou seja, caso um Project Ara viesse realmente à baila, poderia arruinar o mundo de smartphones como o conhecemos hoje. (vídeo sobre o Project Ara abaixo)

De acordo com o Business Insider, o Facebook acabou de registar uma nova patente que basicamente descreve o Project Ara. A nova patente fala de módulos como a coluna ou processador para smartphones e colunas inteligentes que podem ser removidos e substituídos.

É claro muito cedo para referir que teremos um novo smartphone do Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg já tentou entrar no mundo mobile com uma parceira com a HTC que resultou em fracasso completo.

O que é certo é que o Facebook está a trabalhar numa nova ideia e já vimos no passado que a jovem empresa não tem medo de fracasso para tentar inovar um produto ou serviço.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note 8 será apresentado no dia 23 de Agosto – O que esperar?

Samsung Galaxy J7 2016 e Galaxy A3 2016 | Android Nougat está aqui!

MIUI 9 – Lista completa dos Xiaomi elegíveis e novidades do Android O

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.