Facebook | Google Project Ara
Google Project Ara

O Facebook está aparentemente a trabalhar de forma secreta numa ideia antiga da Google chamada “Project Ara”. Este projeto, que foi posteriormente cancelado e nunca viu a luz do dia, prometia aos utilizadores smartphones super modulares.

Mas smartphones modulares já existem, quais as grandes diferenças de um Moto Snap para estes módulos?

Vê ainda: À conversa com Filipe Alves: O segredo já não é a alma do negócio (Podcast)

   

A ideia começou com o Phone Blocks, um projeto kickstarter que queria dar uma nova vida aos equipamentos. Em vez de estares constantemente a substituir o smartphone quando já não estivesse atualizado, terias apenas de substituir um módulo para melhorares o terminal.

Patente do Facebook mostrando uma coluna e um processador removíveis

Google Project Ara poderá ser real com a nova patente do Facebook

Se quisesses uma câmara melhor, compravas um módulo de câmara, se querias melhorar o processador, bastava comprares esse módulo, ou seja, caso um Project Ara viesse realmente à baila, poderia arruinar o mundo de smartphones como o conhecemos hoje. (vídeo sobre o Project Ara abaixo)

De acordo com o Business Insider, o Facebook acabou de registar uma nova patente que basicamente descreve o Project Ara. A nova patente fala de módulos como a coluna ou processador para smartphones e colunas inteligentes que podem ser removidos e substituídos.

É claro muito cedo para referir que teremos um novo smartphone do Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg já tentou entrar no mundo mobile com uma parceira com a HTC que resultou em fracasso completo.

O que é certo é que o Facebook está a trabalhar numa nova ideia e já vimos no passado que a jovem empresa não tem medo de fracasso para tentar inovar um produto ou serviço.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note 8 será apresentado no dia 23 de Agosto – O que esperar?

Samsung Galaxy J7 2016 e Galaxy A3 2016 | Android Nougat está aqui!

MIUI 9 – Lista completa dos Xiaomi elegíveis e novidades do Android O

ViaThe Verge
FonteBusiness Insider
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.