Facebook prepara-se para desativar estas funções até ao fim do mês

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook vai desativar o seu serviço de podcasts, bem como outros serviços e produtos de áudio até ao final do mês. Em particular, a data de término para o seu serviço de podcasts foi marcada para o dia 3 de junho, com outras funções a serem encerradas até lá.

Esta plataforma com cerca de um ano não conseguiu atrair utilizadores e criadores de conteúdo em número suficiente para justificar a sua manutenção pela empresa de Mark Zuckerberg. Em simultâneo, a empresa também desativará a sua Soundbits, bem como o Audio hub no decurso das próximas semanas.

Há várias funcionalidades a ser descontinuadas pelo Facebook

Para além das funcionalidades dedicadas aos podcasts e salas de chat similares ao Clubhouse, o Facebook também desativará as funcionalidades Amigos nas Proximidades, Avisos de meteorologia, Histórico de localização e Localização em segundo plano do Facebook. Todos estes elementos serão descontinuados muito em breve pela tecnológica norte-americana.

As novidades foram avançadas primeiramente pela publicação TechCrunch, confirmadas pela própria rede social. A publicação afirma que a tecnológica já deu conhecimento aos produtos de conteúdo da sua intenção em encerrar a plataforma de podcasts até ao final do mês.

Recordamos que foi em abril de 2021 que o Facebook deu a conhecer a sua redobrada aposta no segmento de áudio, em particular nos podcasts. Em simultâneo, divulgou também o suporte para um rival do Clubhouse, então um dos maiores fenómenos online.

Aposta no segmento de áudio é uma das principais visadas pelo Facebook

Esta "aventura" do Facebook no segmento de áudio foi audaz e enquadrada numa conjetura em que, por exemplo, a Clubhouse estava valorada em 4 mil milhões de dólares. Em simultâneo, tanto a Apple como o Spotify dominavam o mercado de áudio, mas desde então o mercado viria a apontar uma queda generalizada da popularidade da Clubhouse e do respetivo formato.

Relativamente ao Histórico de Localização, os utilizadores poderão aceder e descarregar os dados até ao dia 1 de agosto de 2022. Para tal, bastará entrar no menu "Aceder às tuas informações". Após essa data, qualquer informação que o utilizador tenha partilhado previamente será eliminada.

Em caso contrário, o Facebook continuará a recolher informações de localização do utilizador noutros locais e serviços da sua plataforma, algo constante na sua Política de Dados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft Surface Duo com Windows 11 é uma das visões mais satisfatórias
  • Xiaomi Buds 3: alternativa aos Apple AirPods Pro está em promoção na Mi Store
  • Samsung Galaxy Watch 5 pode ter uma versão Pro que vai competir com o Apple Watch Series 8
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.