Facebook Portal é o concorrente de peso do Amazon Echo Show

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O mundo dos Smart Displays tem estado no centro das atenções há algum tempo, com várias empresas a entrarem neste novo segmento. Agora foi a vez da empresa de Mark Zuckerberg, com a apresentação do Facebook Portal.

O Facebook Portal vai chegar como um concorrente direto ao Amazon Echo Show, com um preço bastante competitivo. Mais, chega também um um modelo de maiores dimensões bastante inovador, mas não será certamente para todos os gostos.

Vê ainda: Facebook Messenger receberá uma atualização considerável

Este novo Smart Displai já era esperado há algum tempo. No entanto, os vários escândalos em que a rede social se viu envolvida acabaram por atrasar o seu lançamento. Muito provavelmente graças ao grande mediatismo destes casos, acabaram por ser implementadas medidas de privacidade extra no Facebook Portal.

No que respeita ao seu design, podemos ver linhas bastante semelhantes às do novo Amazon Echo Show, especialmente no modelo mais pequeno. Por outro lado o segundo modelo, de maiores dimensões, apresenta um design bastante "único".

Facebook Portal é a nova aposta da rede social no segmento de Smart Displays

Os dois modelos do Facebook Portal apresentam-se bastante diferentes, de forma a satisfazer as necessidades do maior número de utilizadores possível. O modelo "normal" apresenta-se com um ecrã HD de 10" polegadas, enquanto o Portal+ tem um gigante ecrã de 15" polegadas com resolução Full HD. Este modelo de maior dimensão tem a capacidade de orientar o seu ecrã tanto na horizontal como na vertical.

Estes novos Smart Displays chegam com algumas funcionalidades IA (inteligência artificial) bastante interessantes, especialmente no que respeita a chamadas de vídeo. Por exemplo, a sua câmara tem a capacidade de "seguir" o utilizador, ajustando-se de forma automática de forma a manter-se sempre centrada.

De forma a tentar manter a privacidade dos seus utilizadores o mais segura possível, foi integrado um botão de privacidade, que com apenas um clique desativa tanto o microfone como a câmara. Mais ainda, cada um dos modelos vai chegar com um pequeno acessório de plástico para tapar (fisicamente) a câmara.

A assistente virtual responsável por toda a interação com o Facebook Portal é a Alexa, da Amazon. Certamente que surgiu como melhor opção, em vez de desenvolverem a sua própria assistente virtual.

Nesta fase inicial de lançamento, ambos os modelos do Facebook Portal estarão disponíveis apenas nos Estados Unidos. No entanto, dependendo da sua popularidade, deverão ser lançados nos restantes mercados eventualmente.

No que respeita aos seus preços, vai chegar ao mercado americano por 199 dólares. Enquanto o Portal+ terá um preço bastante mais elevado de 349 dólares. Será de esperar que quando se realizar a sua expansão, os preços sejam convertidos diretamente para euros.

Editores 4gnews recomendam:

Facebook Lite encontra-se finalmente disponível para o iOS

Facebook Marketplace recebe novidades com o segundo aniversário

Facebook: Vulnerabilidade afetou 50 milhões dos seus utilizadores

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.