Nova patente do Facebook leva-nos a questionar se nos estão a ouvir

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Já não é a primeira vez que se falam de rumores que "O Facebook está-nos a ouvir". Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, diz que não e nada passam de teorias sem fundamento.

O Facebook é a maior rede social do mundo, vive da venda de publicidade e dos teus dados, contudo, não irá ouvir a tua vida. Isto foi o que Mark nos deu a entender ao longo do tempo. Embora o Facebook precise de informação não receberá nada de ti que tu não lhe tenhas dado.

Vê ainda: Google Maps está prestes a adicionar uma característica fantástica

Contudo, a mais recente patente do Facebook não nos deixa propriamente descansados. A patente é tão intrusiva que executivos da rede social já tiveram de falar ao público que nunca usará esta tecnologia.

Vamos esclarecer a patente e como funciona mas temos de viver no mundo faz de conta. Num mundo onde o Facebook utilizaria esta patente nos seus utilizadores. Isto para que percebas melhor a gravidade ada situação. Vamos imaginar então.

Um exemplo hipotético se a patente do Facebook estivesse ativa:

O Facebook faria parcerias com canais de publicidade televisivas para mostrar o quão as suas publicidades na televisão afetam os visualizadores.

A publicidade começa a dar na televisão e emite um som não audível ao Ser Humano mas detectável no smartphone. O equipamento deteta o som e ativa o microfone sem qualquer sinal que está ativo e grava o meio ambiente em que está envolvido. (grava-te basicamente)

As gravações iam para os servidores do Facebook e serviriam para analisar a reação das pessoas ao verem determinada publicidade.

Exemplo hipotético terminado.

Estás a perceber agora a gravidade desta tecnologia? Um executivo da rede social referiu que o Facebook só patenteou a tecnologia para se defender e defender o público de outros gigantes tecnológicos que o possam querer fazer. Vamos acreditar? Pois...

Fica o assunto no ar. Se os rumores que o Facebook nos estava a ouvir já eram muitos, esta patente não ajuda a tranquilizar-nos. Como sabemos se a patente está ou não ativa? Não sabemos.

Gostava de ter um final feliz para contar ou uma forma de evitar tudo isto. Podes ir às definições do teu smartphone e não permitir o acesso ao teu microfone e câmara mas não sei até que ponto é que tal tecnologia não ultrapassaria esse impedimento.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Microsoft. Poderão existir sete linhas Surface em 2019

FRAG é o próximo concorrente de Fortnite e PUBG para Android e iOS

OnePlus 6 em vermelho: Imagem mostra-nos a traseira do smartphone

Via 2

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.