O Facebook é principalmente conhecido como a rede social mais utilizada em todo o mundo. Mas este nome é ainda a denominação da empresa de Mark Zuckerberg, empresa essa que detém, obviamente, os direitos desta rede social e muitas outras divisões. Uma delas é a Oculus, que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias de Realidade Aumentada e Virtual.
Recentemente, esta mesma divisão, submeteu uma Smartphone Nokia 8 chegará à Europa com preço bem “agradável”
Analisando um pouco mais a fundo a patente agora submetida, vemos que a mesma descreve uma tecnologia de ondas, permitindo à luz ser guiada pela lente dos óculos. Esta lente será capaz de reproduzir vídeo e imagens. Já quanto ao som, este deverá ser reproduzido através de colunas próprias para o efeito ou então através de earphones.
A julgar por uma das imagens que se pode encontrar nesta patente, estes óculos inteligentes terão um aspeto convencional. Estamos habituados a ver este tipo de gadgets com um design muito próprio e bem mais robusto que uns óculos convencionais.
A julgar pela imagem apresentado pela Facebook, os mesmos poderão passar bem despercebidos numa rua cheia de gente.
Facebook e outras empresas acreditam no sucesso das Realidade Aumentada e Virtual
Este tipo de tecnologias já não são novas no mercado. As Realidade Aumentada ou Virtual já existem no mercado há alguns anos, tendo vindo a crescer em termos de popularidade e aceitação pelo público aos poucos.
Este tipo de gagets poderão vir a substituir smartphones ou mesmo computadores no futuro
No entanto, tal como se encontra neste momento, as mesmas ainda nos oferecem poucas vantagens. Os dispositivos desenvolvidos ao abrigo destas tecnologias limitam-se à reprodução de certos conteúdos de multimédia ou de um punhado de jogos.
No entanto, personalidades como Mark Zuckerberg ou Tim Cook já deram a conhecer as suas expectativas para as Realidade Aumentada e Virtual. Para estes, este tipo de tecnologia será o futuro. No caso do CEO da Apple, a sua queda pela Realidade Aumentada é bem conhecida e o próximo iPhone 8 poderá entrar neste jogo.
Já no caso do dono do Facebook, as suas esperanças vão ainda mais longe. Zuckerberg acredita que os óculos desenvolvidos ao abrigo desta tecnologia poderão, no futuro, vir a substituir os smartphones ou até mesmo os computadores. Esta é, para mim, uma afirmação bastante arrojada.
O facto de a Oculus ter submetido este patente não é sinónimo de que este novo equipamento se encontre a caminho do mercado. A tecnologia que eles pretendem utilizar é já sua, sendo agora necessário testá-la no mundo real e perceber se será exequível.
Outros assuntos relevantes: