Facebook - Não é um botão Dislike, é algo parecido...

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Depois de aqui termos avançado em primeira mão que a rede social estaria a testar um botão "Não gosto", essencialmente o botão "Dislike" no Facebook, agora temos mais desenvolvimentos. É verdade que conhecemos, por exemplo, o YouTube onde temos esta função. Aliás, o botão dislike está lá praticamente desde que a plataforma de vídeos foi criada.

Contudo, enquanto rede social o Facebook não se pode dar ao luxo de hostilizar, promover as hostilidades ou fornecer as ferramentas para possíveis zangas entre os seus utilizadores. Bom, na verdade aquilo que melhor podemos fazer por vezes é manter uma atitude positiva e ignorar as más línguas. Aplica-se o mesmo ao Facebook e ao suposto botão Dislike.

Vê ainda: d

Depois de a imprensa internacional, liderada pelo TechCrunchter sugerido esta hipótese não faltariam mais publicações a fazer o mesmo. E tal como dizem as nossas mães, se não tens nada de simpático a dizer então não digas nada. É verdade, por vezes o silêncio é a mais pura forma de poesia (e prosa).

Já por outro lado, na prática acabamos por nos esquecer dos ensinamentos morais e não há palco mais feroz do que as redes sociais. Agora, o Facebook está a disponibilizar uma nova ferramenta / opção que permitirá ocultar certos tipos de conteúdos do seu site. Para tal lançará mão de um novo algoritmo.

Botão Dislike no Facebook será, afinal, um downvote

Este algoritmo que poderá remeter uma determinada publicação ou comentário para o mais fundo dos poços poderá ser alimentado pelo feed-back do público. Isto é, poderás dar uma opinião negativa sobre o conteúdo em questão. Segundo a TechCrunch chama-se "downvote" e não Dislike. Entretanto veio a apurar-se que toda esta comoção não passava de mais um rumor "ligeiramente" deturpado. Demasiado comum nos dias de hoje.

Poderá um botão dislike melhorar a rede social?

Facebook, a rede social mais utilizadaNa prática é um novo botão de denúncia e não propriamente um botão Dislike. Apesar de alguns utilizadores já conhecerem o sistema de upvote e downvote do Reddit, o Facebook não seguirá exatamente o mesmo caminho. Em vez de servirem para promover ou enterrar algum tipo de conteúdo, o novo botão do Facebook é essencialmente uma ferramenta para avisar a rede social de que estamos perante algum tipo de conteúdo inapropriado.

Já por outro lado, após o downvote o conteúdo será essencialmente escondido do utilizador caso este assim o deseje. Resta saber que o Facebook adotará ou não este nome uma vez que pode gerar alguma confusão para os utilizadores Reddit. Já por outro lado, a rede social de Mark Zuckerberg não deve estar muito importada com isso...

Segundo a TechCrunch, assim que alguém clique ou selecione o botão Dislike / downvote, o comentário é ocultado e aparece um novo menu de contexto. Aí terás a opção de denunciar o comentário para revisão. Terás também as categorias "Ofensivo", Enganador e "Fora de Contexto".

Segundo esta fonte, para já o equivalente ao botão dislike está em fase de testes. Trata-se de uma fase beta. Teste que só está disponível para cerca de 5% dos utilizadores da aplicação Android nos Estados Unidos da América.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo?

Asus Zenfone 5 Lite pode ser uma boa alternativa ao Huawei P20 Lite

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.