Facebook Messenger lança função de segurança importante

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Quem usa serviços como o WhatsApp, Telegram ou Signal habituou-se a ouvir a expressão “encriptação ponta a ponta”. Esta é, na sua essência, uma funcionalidade de segurança que promete proteger dos dados do utilizador, levando a que o conteúdo só seja efetivamente acedido pelo remetente e destinatário (e não pelo meio).

Encriptação ponta a ponta chega às chamadas de voz e vídeo no Messenger

Agora o Facebook Messenger acaba de lançar a possibilidade de fazer chamadas de voz e vídeo com encriptação ponta a ponta, e lança também controlos melhorados para mensagens que desaparecem.

Desde 2016 que o Messenger já te dá a possibilidade de ter encriptação ponta a ponta nas mensagens, através das "conversas secretas". Com mais de 150 milhões de videochamadas realizadas no último ano, o serviço detido pelo Facebook achou que era hora de adicionar esta novidade.

Assim que abrires aquilo a que o Messenger chama de “conversa secreta”, passas a ter a possibilidade de também aí fazer chamadas de áudio e vídeo, com a segurança que muitos desejam.

“O conteúdo das tuas mensagens e chamadas numa conversa encriptada ponta a ponta é protegido desde o momento em que sai do teu dispositivo até o momento em que chega ao dispositivo do recetor. Isso significa que mais ninguém, incluindo o Facebook, pode ver ou ouvir o que é enviado ou dito. Lembra-te que nos podes denunciar uma mensagem encriptada ponta a ponta se algo correr mal”, explica o Facebook em comunicado.

Mais controlo nas mensagens que desaparecem no Messenger

Quanto às mensagens que desaparecem, os utilizadores passam também a ter mais controlo. Podes agora variar entre 5 segundos e 24 horas, consoante o tempo que desejes que estas fiquem visíveis.

À data de escrita deste artigo, as novidades ainda não se encontram disponíveis. Deve ser uma questão de dias até serem lançadas para todos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android Auto: esta novidade promete poupar-te tempo
  • Oppo A16s é oficial: smartphone barato com pormenor importante
  • Xiaomi faz aviso importante a quem quer comprar o Mi MIX 4
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.