Facebook vai encerrar a "M" a assistente virtual do Facebook Messenger

Rui Bacelar
Facebook Messesger M assistente virtual
A assistente virtual será desativada muito em breve ©reuters

Facebook M, a assistente virtual baseada nas tuas palavras, naquilo que escrevias no Facebook Messenger para te dar, principalmente, sugestões de GIF's e outros autocolantes. Este mecanismo de inteligência artificial utilizava os humanos, os utilizadores para treinar todo o seu sistema e aumentar a sua base de dados. Agora, vai chegar ao fim no dia 19 de janeiro.

Esta assistente estava dotada de outras funcionalidades para além da sugestão de autocolantes e imagens. Contudo, o seu verdadeiro potencial só fui apreciado por cerca de 2000 pessoas residentes no estado da California, Estados Unidos da América. Entre nós, pudemos apenas usufruir das referidas sugestões de imagens.

Vê ainda: Apple iPhone SE 2 pode chegar na Primavera com novos trunfos

Agora, em declarações ao The Verge, foi a própria empresa a anunciar o seu fim no dia 19 de fevereiro. Esta assistente que foi apresentada em agosto de 2015 e chegaria até a Portugal no decurso de 2017, ainda que de forma muito limitada, acrescentou alguma diversão ao Messenger.

M, a assistente virtual do Facebook Messenger

Aquando do seu lançamento, a empresa Facebook descreveu a M como sendo uma experiência na fase "beta". Um projecto de aprendizagem que agora será encerrado, sendo tiradas as devidas lições.

Na altura chegaram a sugerir que esta chegaria a mais utilizadores com o passar do tempo. Agora, nas declarações finais relativas ao seu encerramento, o representante do Facebook refere-se à M como sendo uma "experiência". Experiência que terá ensinado bastante a este rede social tal como pode ser lido no comunicado oficial.

We launched this project to learn what people needed and expected of an assistant, and we learned a lot,” podia ler-se no comunicado à imprensa. “We’re taking these useful insights to power other AI projects at Facebook. We continue to be very pleased with the performance of M suggestions in Messenger, powered by our learnings from this experiment.”

Em suma, a rede social usufruirá agora das lições aprendidas com esta primeira aposta no mundo das assistentes virtuais. Num futuro próximo não me admirava se a própria página do Facebook, para além de te dar os "Bons-dias" e sugerir que leves o guarda-chuva quando tal se justifique também te dê outras sugestões.

Sugestões automatizadas e de teor comercial. Por exemplo, no dia de S.Valentim poderá vir a recomendar-te que compres flores em X loja. Desta forma, a rede social poderá encontrar nos bots uma nova fonte de receita. Aliás, tal não seria a primeira vez.

Facebook encerrará o serviço M no dia 19 de janeiro

Facebook Messenger M assistente virtual
A assistente virtual da rede social será brevemente desativada

Para já ainda é algo muito recente. O comércio com base nas sugestões de um robô, de um mecanismo automatizado de inteligência artificial (um simples bot). Contudo, é um ramo que está a crescer. Veja-se o exemplo da imagem acima onde, com base no texto inserido -neste caso no Facebook Messenger, o mesmo te dá algumas sugestões.

Como é óbvio, a rede social poderá aproveitar esta faceta para tirar algum lucro. Como? Simples, apenas recomendando as lojas / restaurantes que paguem para estar presentes na base de dados do seu bot. Para já é apenas uma ideia mas acredito que seja uma questão de tempo até que tal se materialize e passe a ser realidade.

E tu, chegaste a utilizar esta assistente virtual da rede social? Estava (e estará até dia 19) presente na aplicação Facebook Messenger.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android Oreo no OnePlus 5 está perfeito com a OxygenOS 5.0.1

Estás a pensar comprar um smartphone Android? É melhor esperares…

Nokia Sleep – A Nokia quer ajudar-te a ter noites mais tranquilas

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).