Facebook prepara-se para "roubar" mais memória do teu smartphone

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook é uma aplicação que consegue ter sentimentos mistos. Uns adoram a rede social, já outros preferiam viver sem ela, contudo, é cada vez mais difícil abdicar o ícone azul no teu ecrã.

O Facebook é para alguns de nós, incluindo-me neste ponto de vista, um mal necessário e uma das poucas formas de ter contacto com toda a gente que conheço. De referir que um último estudo indicou que a app tem cerca de Huawei ataca Apple em novo vídeo promocional

Se tens um terminal topo de gama ou gama-média, certamente não entendes o porquê de muita frustração com esta aplicação, porém, se és um daqueles que usa um dispositivo de entrada, já te viste a tomar um café e comer uma bela nata só para que a app abrisse.

Para além de uma aplicação pesada, o Facebook é uma app que come demasiada memória no teu smartphone. Possivelmente já te viste dentro de um elevador, ou em locais que não tens rede, mas mesmo assim conseguires dar uns valentes swipes no feed do Facebook sem que te indicasse que estavas sem conexão.

Facebook continua vigorosamente a "roubar" memória do teu smartphone

Pois bem, o Facebook utiliza muita memória no teu smartphone de forma a dar-te essa possibilidade. Grava alguns feeds em memória temporária (memória Cache) e vai substituindo sempre que abres a app.

Mas parece que ainda não chega! Aparentemente a equipa de Mark Zuckerberg está a desenvolver uma nova tecnologia chamada Instant video. Tal como os Instant articles, a memória dos vídeos será gravada temporariamente no teu smartphone e substituída regularmente por outros.

Esta é a nova forma que o Facebook encontrou para combater o Youtube como plataforma mais relevante no segmento do vídeo. O Facebook, na minha opinião, só tem um grande problema neste setor, depois do vídeo passar no feed nunca mais o voltas a ver e é quase impossível encontrares com uma simples pesquisa.

Quanto aos Instant videos, a nova plataforma ainda não está disponível para todos, contudo, de acordo com Matt Navarra do The Next Web’s, alguns utilizadores já conseguem ver o símbolo de um "raio" em alguns vídeos.

Se tens um smartphone de 16GB de memória interna, está a ficar na hora de procurares por outras soluções porque o Facebook tenciona roubar ainda mais espaço disponível.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi Mix 2 – Smartphone já começa a quebrar recordes!

Motorola está a preparar uma mudança na interface dos seus Moto?

Samsung confirma a chegada dos Samsung Galaxy dobráveis em 2018

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.