Facebook: Já podes ver se a tua conta foi afetada pelo recente ataque

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

No mês passado o Facebook viu-se uma vez mais em maus lençóis, no que respeita à segurança dos dados privados dos seus utilizadores. Na primeira vez que a rede social confirmou o acontecimento, falou-se em 50 milhões de utilizadores afetados.

Agora, o Facebook decidiu explicar de forma mais específica quais os dados que foram afetados, revelando que o número afinal ronda os 30 milhões de utilizadores. Ainda que um número muito mais reduzido, continua a apresentar-se como um ataque de grande impacto.

Vê ainda: Facebook continua ‘ataque’ ao Twitch com aplicação para Android

Foi confirmado que a empresa de Mark Zuckerberg irá contactar individualmente todos os utilizadores que foram afetados por este ataque, explicando quais foram exatamente as informações comprometidas.

No entanto, foi disponibilizada uma página onde qualquer utilizador poderá em poucos segundos descobrir se a sua conta foi afetada, ou não. Para veres qual o estado da tua conta, basta acederes a esta página (aqui) e no fundo vais ver uma mensagem que te vai dizer se foste, ou não, afetado pelo ataque.

Facebook vai entrar emitir notificações para cada utilizador individual afetado pelo mais recente ataque

De forma a melhor organizar os utilizadores afetados, foram criadas três categorias, tendo em consideração o tipo de informação comprometida. Em metade das contas afetadas (15 milhões), os hackers acederam apenas ao nome dos utilizadores e as suas informações de contacto.

Para cerca de 14 milhões de contas, o cenário não foi tão suave. Uma vez que os hackers conseguiram aceder a uma grande quantidade de informações. Tal como nome de utilizador, localização, religião, cidade, data de aniversário, páginas que seguem, pesquisas recentes e muito mais. Este tipo de informação pode parecer de pouca importância. Mas, não deixam de ser informações pessoais que nesta escala, acabam por ter um valor comercial bastante elevado.

No que respeita aos restantes utilizadores. Parece que os seus tokens de acesso foram roubados, mas as suas contas nunca chegaram a ser acedidas. Será certamente seguro afirmar que o Facebook já garantiu que estes utilizadores, já não estão vulneráveis.

Uma vez mais, o Facebook vai durante os próximos 3 dias informar cada um dos utilizadores que foi afetado pelo ataque do mês passado. Mas se quiseres ter a certeza imediata que a tua conta não foi afetada. Basta acederes ao link mencionado em cima e em poucos segundos vais ter toda a informação necessária.

Editores 4gnews recomendam:

Facebook Portal é o concorrente de peso do Amazon Echo Show

Facebook Messenger receberá uma atualização considerável

Facebook Lite encontra-se finalmente disponível para o iOS

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.