Facebook já oferece internet gratuita na Zambia

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda muita gente pensa que Mark Zuckerberg é um miúdo inteligente que teve sorte na vida a construir algo tão enorme e fantástico como o Facebook. Outros, chamam-lhe arrogante, muito devido ao facto de ter a sua ideia e não mudar, claro que os média não ajudam.

Mas a verdade é que além do Facebook Zuckerberg, pretende mudar o mundo como conhecemos. Relativamente há pouco tempo o CEO do facebook disse ao mundo que ia investir em servir internet de muito baixo custo a zonas do mundo menos favorecidas, para que estes consigam além de ter o contacto com o mundo, pudessem ter materiais necessários para uma evolução mais rápida e livre.

O projecto chama-se Internet.org e recomendo a todos a dar uma vista de olhos no video abaixo ( video em Inglês).

Aquilo que Zuckerberg está a fazer é instalar antenas em zonas menos favorecidas do Globo, com maior alcance, mas com baixo consumo de dados. Com uma aplicação instalada em equipamentos (mesmo não sendo smartphones) podem aceder a um mundo que até agora seria impensável.

Não é a internet com um browser todo catita que está habituado a ver, mas sim uma app que lhe vai trazer feed de várias informações da internet como além do Facebook e Facebook Messenger, o Wikipédia, Google search, entre outros. Com isto, adicionamos uma compressão de dados, para menos consumo de dados e segundo o Presidente do Facebook está a receita pronta para um baixo consumo com utilização fluente.

Quando Zuckerberg informou que queria fazer algo do género, a maior parte do mundo pensou, "Pois claro, ficará em água-de-bacalhau". Mas não é o caso e o Facebook já oferece internet gratuita na Zambia. A opção ainda está reduzida apenas a clientes "Airtel" uma companhia telefónica do País, no entanto podemos ver que as coisas estão a andar.

O CEO do Facebook já se fez mostrar dizendo que este será o primeiro de muitos. Parece-lhe uma boa jogada do Facebook? Ou acredita que Mark Zuckemberg faz isto sem outro propósito senão a evolução mundial?

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.