Não estás a conseguir aceder ao Facebook ou a qualquer uma das suas restantes aplicações? Não és o único! Ao que parece, a gigante das redes sociais está a apresentar sérios problemas nos seus servidores, deixando o Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger inacessível para milhares de utilizadores.
Durante os últimos minutos, o site DownDetector apresentou várias centenas de relatos sobre este problema. Ainda sem qualquer informação adicional sobre uma possível causa para o "apagão", pelo que podemos ver no mapa, o ponto de maior foco é sem margem para dúvida Portugal e Espanha.
Considerando o grande volume de relatos nos dois países, é possível que o problema esteja relacionado com o servidor dedicado à Península Ibérica.
"Apagão" do Facebook e respetivas aplicações lança o pânico entre os utilizadores
Esta não é a primeira vez que o Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger apresentam problemas de funcionamento, tendo no passado ficado offline durante largas horas.
Ainda que para muitos, estas sejam apenas "simples redes sociais" que não servem para mais nada a não ser ver fotos dos amigos e publicar novas fotos. Para muitos, estas são hoje em dia importantes ferramentas de trabalho e em muitas situações, formas principais para gerar rendimentos.
Por isso, não é com espanto que vemos cada vez mais utilizadores entrarem em pânico sempre que as plataformas do Facebook ficam offline. Certamente que a empresa já está a trabalhar na resolução do problema e em breve os serviços deverão voltar à normalidade.
A partir das 13 horas (hora de Portugal) a situação começou a regressar ao normal, estando ainda (na altura de escrita) muito intermitente.
Entretanto, se utilizas o WhatsApp como App principal para envio de mensagens de texto, aproveita para ver aqui as melhores alternativas ao WhatsApp!
Editores 4gnews recomendam:
- Usas o Instagram no teu telemóvel? É melhor teres cuidado, especialmente se for um iPhone!
- Twitter vai causar polémica com novas estratégias para gerar receitas
- Facebook Messenger no iPhone está mais seguro com esta novidade. Android vai ter de esperar