O iOS 14.5 gerou uma guerra entre o Facebook e a Apple em virtude das novas políticas de privacidade implementadas pela última. Com esta versão, a gigante de Cupertino obriga todas as aplicações a pedirem permissão aos utilizadores antes de rastrear as suas informações.
A voz mais discordante desta medida foi o Facebook e agora a rede social contra-ataca instaurando o medo no seio dos seus utilizadores. Aos que já usam o iOS 14.5, a rede social detida por Mark Zuckerberg insinua que as suas aplicações podem passar a ser pagas.
Facebook e Instagram podem vir a ser pagos caso os utilizadores as impeçam de os seguir
Já era sabido que o Facebook tentaria sensibilizar os seus utilizadores no iPhone e iPad para que estes permitissem as suas práticas de rastreamento. Agora, graças a uma nova publicação no seu blog oficial, vemos o aviso que a rede social dará a todos os que usem o iOS 14.5.
Com esta mensagem, o Facebook e Instagram reforça o facto de os utilizadores poderem agora habilitar, ou não, o rastreamento das suas informações. Como seria de esperar, as redes sociais elencam as "vantagens" que a recolha de dados oferece aos utilizadores, nomeadamente o facto de as apps que usam serem gratuitas.
É aqui que se instaura a polémica, com muitos a registarem esta mensagem como uma insinuação de que essa modalidade poderá ser terminada futuramente. Isto caso os utilizadores impeçam a rede social de recolher os seus dados para fins publicitários.
Na mesma lista, a rede social frisar que o rastreamento dessas informações permite que os utilizadores recebam publicidades direcionadas. Ademais, faculta a subsistência de vários negócios que dependem das publicidades para chegar os seus clientes.
A maior ameaça, no entanto, chega em tom de insinuação de que as suas aplicações são gratuitas pelo facto de a rede social poder seguir os seus utilizadores. Caso se veja privada dessa prática, o grupo Facebook certamente tentará arranjar outra forma de continuar a rentabilizar o seu negócio.
Editores 4gnews recomendam:
- WhatsApp prepara função extremamente útil para os clips de áudio
- Instagram e Facebook Messenger com encriptação? Podes esperar sentado
- Apple apresentará o iPhone dobrável em 2023, afirma Ming-Chi Kuo