Facebook pode exigir-te uma Foto do teu Rosto como novo comprovativo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em vez do típico Captcha para verificar que o utilizador é uma pessoa real, em breve poder-te-á ser exigida uma foto real do teu rosto como comprovativo. Especialmente para áreas sensíveis do Facebook como a secção das definições de segurança, este é um dos métodos de autenticação que já está a ser testado pela rede social de Mark Zuckerberg.

Vê ainda: Wired, como comprovativo de que és uma pessoa real, o Facebook começou a testar um novo método de certificação. Tal como já é prática comum noutros meios como nas aplicações dos bancos. Uma foto real do teu rosto.

Facebook testa novos métodos de autenticação

"Por favor submete uma foto tua, que mostre claramente o teu rosto. Vamos verificar a foto e, no final, será permanentemente eliminada dos nossos servidores." Esta será a mensagem que poderás encontrar futuramente. Caso o Facebook decida implementar este novo mecanismo como forma de comprovativo.

Em declarações à Wired, um representante do Facebook disse que este tipo de testes com fotos reais é concebido para descortinar atividades suspeitas no seu site. Desde a criação de um novo perfil no Facebook, ao envio em massa de pedidos de amizade. Sem esquecer os métodos de pagamento dentro desta rede social e a utilização do seu sistema de publicações patrocinadas.

O processo será totalmente automatizado, desde a identificação de atividades suspeitas como a verificação da foto e do rosto. Para determinar se o perfil de Facebook é autêntico, a rede social olha para a foto, compara-a com a sua base de dados e verificará se esta é ou não autêntica. Caso a foto seja encontrada noutro perfil será fácil verificar qual é o real e qual é a cópia.

Foto do rosto como novo comprovativo

Esta rede social debate-se com alguns problemas. O uso indevido com perfis falsos sendo um deles. Apesar de bastar uma ou duas denúncias para que o perfil seja suspenso e submetido a um rigoroso teste. Mesmo assim, ainda há margem para muita melhoria nesta rede.

Agora, com o advento dos mecanismos de reconhecimento facial devido à popularidade do ter pedido a alguns utilizadores para submeterem uma foto íntima - nudes - através do Messenger. Tal fazia parte de uma campanha anti-intimidação sexual com fotos comprometedoras. A foto seria catalogada e imediatamente eliminada dos seus servidores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Microsoft Edge para Android já ultrapassou o meio milhão de “downloads”

OnePlus 5T – Sabes como é que funciona a segunda câmara?

Huawei Honor V10 prova na AnTuTu que o preço não é tudo!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.