Facebook foto rosto comprovativo
Para provar que não és um Bot (robô), em breve poderás ter que submeter uma foto real do teu rosto @fossybytes

Em vez do típico Captcha para verificar que o utilizador é uma pessoa real, em breve poder-te-á ser exigida uma foto real do teu rosto como comprovativo. Especialmente para áreas sensíveis do Facebook como a secção das definições de segurança, este é um dos métodos de autenticação que já está a ser testado pela rede social de Mark Zuckerberg.

Vê ainda: 16 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

De momento o Facebook ainda depende maioritariamente dos familiares captchas em que o utilizador tem que escrever, corretamente, aquilo que vê na mensagem. Agora, segundo avança o site Wired, como comprovativo de que és uma pessoa real, o Facebook começou a testar um novo método de certificação. Tal como já é prática comum noutros meios como nas aplicações dos bancos. Uma foto real do teu rosto.

Facebook testa novos métodos de autenticação

“Por favor submete uma foto tua, que mostre claramente o teu rosto. Vamos verificar a foto e, no final, será permanentemente eliminada dos nossos servidores.” Esta será a mensagem que poderás encontrar futuramente. Caso o Facebook decida implementar este novo mecanismo como forma de comprovativo.

Em declarações à Wired, um representante do Facebook disse que este tipo de testes com fotos reais é concebido para descortinar atividades suspeitas no seu site. Desde a criação de um novo perfil no Facebook, ao envio em massa de pedidos de amizade. Sem esquecer os métodos de pagamento dentro desta rede social e a utilização do seu sistema de publicações patrocinadas.Facebook foto rosto comprovativo

O processo será totalmente automatizado, desde a identificação de atividades suspeitas como a verificação da foto e do rosto. Para determinar se o perfil de Facebook é autêntico, a rede social olha para a foto, compara-a com a sua base de dados e verificará se esta é ou não autêntica. Caso a foto seja encontrada noutro perfil será fácil verificar qual é o real e qual é a cópia.

Foto do rosto como novo comprovativo

Esta rede social debate-se com alguns problemas. O uso indevido com perfis falsos sendo um deles. Apesar de bastar uma ou duas denúncias para que o perfil seja suspenso e submetido a um rigoroso teste. Mesmo assim, ainda há margem para muita melhoria nesta rede.

Agora, com o advento dos mecanismos de reconhecimento facial devido à popularidade do Apple iPhone X, esta tecnologia será cada vez mais comum. Em 2018 esta tendência será ainda mais generalizada.

Outra das situações em que te poderá ser pedida uma fotografia será quando fiques fora da tua conta. Quando por exemplo te esqueces da palavra passe e ativas os métodos de recuperação da conta. Aí, o envio de uma foto do teu rosto será outra das formas de recuperares acesso ao teu perfil.

O Facebook estará assim a testar um novo método de autenticação baseado em fotos reais do utilizador. Depois de há algumas semanas ter pedido a alguns utilizadores para submeterem uma foto íntima – nudes – através do Messenger. Tal fazia parte de uma campanha anti-intimidação sexual com fotos comprometedoras. A foto seria catalogada e imediatamente eliminada dos seus servidores.

 

Assuntos relevantes na 4gnews:

Microsoft Edge para Android já ultrapassou o meio milhão de “downloads”

OnePlus 5T – Sabes como é que funciona a segunda câmara?

Huawei Honor V10 prova na AnTuTu que o preço não é tudo!

ViaWired
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).