Facebook é alvo de litígio por aceder a mensagens privadas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Esta é daquelas notícias que pouco ou nada me surpreendeu. "I really saw that coming!" O Facebook Messenger é acusado de usar as nossas mensagens privadas para outros fins.

Já é bem sabido que apesar das várias tentativas do Facebook Messenger) e e Privacidade são como água e azeite. Por mais que se agite não se misturam.

Desta vez um juiz do Estado da California, EUA intimou a rede social, afirmando que a rede social iria enfrentar um processo com base em acusações de violação de privacidade dos seus utilizadores.

O cerne da questão reside no suposto acesso e leitura das mensagens privadas dos utilizadores. Isto sem qualquer autorização prévia nesse sentido para depois usar essa informação e adaptar o conteúdo publicitário que poderia interessar à pessoa em questão. Basicamente o Facebook é acusado de ler as nossas mensagens privadas para escolher o tipo de publicidade que nos interessa consoante o que revelamos nas mensagens.

Face a estas acusações o Electronic Communications Privacy Act" ou Convenção de privacidade nas comunicações electrónicas mas nem sequer referiu quais as leis ou alíneas em questão.

O juiz encarregada deste processo prontamente respondeu, dizendo que o senhor Zuckerberg e a empresa Facebook não deram qualquer informação ou argumentos com relevância jurídica. Não conseguiram justificar em que canto escuro da lei é que este scan das mensagens privadas estava protegido pela letra da lei.

Excepções à regra, sim, muito bem Facebook, já agora, que mais subterfúgios tens na manga?

É ainda muito cedo para indagar sobre o desfecho desde caso mas conseguem-se adivinhar duas hipóteses. A primeira consistindo na obrigação do Facebook deixa de espreitar e aproveitar tudo o fazemos ou dizemos nos seus serviços e plataformas.

Uma coisa é certa, seguirei com atenção este caso e além disso não uso, nem recomendo o uso do Facebook Messenger. Queres saber como te podes livrar dele mas continuar a utilizar o chat à moda antiga?

Download do ficheiro

Talvez queiras ver:

  • A equipa 4GNews deseja-lhe um Feliz Natal!
  • LG G3 explode ao carregar com acessórios oficiais
  • Como usar o chat do Facebook sem o Messenger- Série A+B
  • Mythbusters mostram as potencialidades do Corning Gorilla Glass
  • Video capturado por Drone mostra o crescimento do Apple Campus 2
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.