Facebook
O Facebook continua a crescer a um bom ritmo.

Quanto tempo por dia, em média, passas nas redes sociais como o Facebook, Instagram, etc? 10 minutos, 30 minutos, uma hora ou mais? Não é preciso ser um grande psicólogo ou académico de renome para suspeitar da existência de uma relação entre a saúde mental, principalmente dos mais jovens, e o tempo que eles passam nas redes sociais através seus computadores, smartphones ou tablets.

Vê ainda: Honor 9 – Primeiras Impressões e todas as novidades!

De todas as redes sociais, o Instagram é aquela que tem um pior impacto na saúde mental. Já o YouTube tem o potencial de melhorar o nosso dia-a-dia de acordo com a Royal Society for Public HealthContudo, como se porta o Facebook? Qual o papel desta rede social e como tem sido o seu crescimento?

   

O omnipresente Facebook

Pensando bem nestes números ficamos pasmados. O mundo conta com cerca de 7.5 mil milhões de humanos (mais ou menos algumas centenas de milhar). Destes 7.5 mil milhões pelo menos 2 mil milhões visitaram o Facebook no último mês. É verdade, foram mais de 2 mil milhões de visitas individuais, pelo menos uma vez por mês. Esta notícia foi avançada pelo próprio Facebook (fonte) e dá-nos uma boa noção da verdadeira escala desta rede social.

Facebook iPhone
Facebook para iPhone – Crédito: Facebook

Em suma, 1 em cada 4 pessoas neste planeta acedem a esta rede social pelo menos uma vez por mês. 1 em cada 4 seres humanos, desde crianças, idosos, pessoas sem internet, pessoas sem casa, etc. O mundo está ligado pela rede social criada pelo senhor Zuckerberg e as perspectivas continuam a ser de crescimento.

O anúncio foi feito pelo próprio Mark Zuckerberg no seu perfil e pouco depois foi oficializado na página de comunicações desta rede social. Referiu ainda que existem mais de 800 milhões de “Likes”, mais de 175 milhões de reações de “Amor” e várias outras estatísticas que poderão consultar em detalhe na fonte caso a vossa curiosidade assim o exija. Contudo, o principal número são mesmo os 2 mil milhões de utilizadores ativos por mês. Um marco impressionante…

Facebook continua a crescer e terá novidades em breve!

A rede social referiu ainda novas opções e novidades que está a desenvolver na sua plataforma. Sob o mote “Good Adds Up” teremos vídeos personalizados, mensagens de agradecimento quando reages “com amor” a alguma publicação, etc. Teremos também novas formas de celebrar os aniversários, escrever dedicatórias e celebrar os melhores momentos da nossa vida.

Resta saber se de futuro esta rede social servirá para algo mais do que postar as típicas fotos de gatos, bebés, cachorros e todo o clickbait que é o “pão nosso de cada dia”. Se por um lado temos o que merecemos, o marasmo em que caímos ao contemplar um ecrã horas a fio por dia acaba por reduzir a mínimos históricos a nossa capacidade de crítica e reflexão. Mas bem…olhe-se para o Instagram…e nem vale a pena falar do YouTube.

Outros assuntos relevantes:

Google Pixel 2 poderá contar com TouchPad na traseira do equipamento

Galaxy Note 8 poderá ter sido revelado graças a cartaz publicitário

3 anos depois: GTA V é novamente o jogo mais vendido no Reino Unido