Facebook vai colocar o controle da 'timeline' nas tuas mãos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook já se afirmou há muitos anos como a mais popular rede social, sendo utilizado por vários milhões de utilizadores diariamente. Desde muito cedo que os problemas de controlo das interações entre os utilizadores iria tornar-se num grande problema.

Num mundo perfeito, não deveria ter sido um problema caso os utilizadores soubessem manter uma atitude respeitável enquanto online. No entanto, não demorou muito até que o bullying online ganhasse dimensões extremas.

Vê ainda: Bug no Facebook Messenger está a enfurecer utilizadores

Por isso mesmo, o Facebook teve de assumir uma responsabilidade social de tentar aplicar medidas para controlar este tipo de cenário. Mas, apesar dos grandes esforços, o bullying online continua a ser uma constante na rede social.

Facebook vai dar-te ferramentas para controlares o que aparece na tua 'timeline'

Agora, de acordo com uma captura de ecrã publicada pela já reconhecida Jane Wong (@wongmjane), a empresa de Mark Zuckerberg está a preparar-se para te oferecer mais controlo sobre o que aparece na tua 'timeline'.

Com o objetivo de tentar controlar os constantes comentários inapropriados e abusivos, vai em breve deixar-te bloquear palavras, frases e até emojis. Ou seja, nas tuas publicações, podes definir determinadas palavras que caso sejam utilizadas em comentários, serão imediatamente bloqueadas pelo Facebook.

Esta é sem dúvida uma implementação que muito provavelmente já deveria ter chegado há muito tempo. Especialmente porque não parece ser uma funcionalidade demasiado complexa.

No entanto, a sua utilidade será bastante condicionada pelo tipo de implementação que será realizada. Caso os utilizadores tenham de criar uma lista de palavras/frases/emojis para cada publicação, certamente que não será muito prática. Por outro lado, os hardcore haters vão certamente começar a utilizar variações das palavras para 'enganar' esta funcionalidade.

Independentemente das suas vulnerabilidades e forma de funcionamento, esta é uma funcionalidade que será certamente bem recebida por muitos utilizadores. Ainda não sabemos quando irá ser disponibilizada para todos os utilizadores, mas não deverá demorar muito mais tempo.

Editores 4gnews recomendam:

Facebook: Nem imaginas quantas contas falsas foram eliminadas num ano

Messenger poderá vir a deixar-te ver vídeos com amigos

Messenger já está a receber a desejada funcionalidade

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.