O Facebook continua empenhado na complexa tarefa de se tornar uma plataforma semelhante à aplicação chinesa WeChat. Esta aplicação permite fazer literalmente tudo, desde pagamentos a amigos, em lojas, enviar mensagens ou realizar chamadas de vídeo.
Agora, a empresa de Mark Zuckerberg ficou um passo mais próxima do seu objetivo, disponibilizando finalmente os pagamentos através do WhatsApp. O primeiro mercado onde a funcionalidade já está ativa é o Brasil.
Esta implementação tornou-se possível graças à grande popularidade do WhatsApp no país, assim como uma parceria direta com alguns dos bancos nacionais: Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo.
Como funcionam os pagamentos através do WhatsApp
Tal como era esperado, os pagamentos no WhatsApp têm como plataforma fundamental o Facebook Pay, que coloca à disposição uma plataforma segura e consistente para realização de transferência de dinheiro.
A integração é feita de tal forma que, para adicionares um método de pagamento irás precisar de o fazer através do Facebook Pay. Desta forma, a funcionalidade implementada no WhatsApp apresenta-se mais como uma extensão do Facebook Pay do que uma que seja independente.
Todas as transações, sejam elas envio de dinheiro para amigos ou pagamentos a lojas, precisam de ser autorizadas através de um código PIN de 6 dígitos ou leitura de impressão digital.
Para utilizadores privados, o envio de dinheiro através do WhatsApp não irá ter nenhuma taxa adicional. No entanto, à semelhança do que acontece com o PayPal, as empresas terão de pagar uma pequena taxa em cada transferência.
O Facebook já estava a desenvolver esta funcionalidade desde 2017, mas agora tudo indica que irão expandir-se para o resto dos mercados de forma muito mais rápida.
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook Messenger vai ficar mais seguro no teu iPhone. Sabe como
- Facebook quer combater "deepfakes". Entende como
- Instagram está a testar forma de te mostrar ainda mais Stories! Vê como