Facebook. Novo 'bug' afeta privacidade de quase 6 milhões de utilizadores

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Este ano apresentou-se sem dúvida como o mais atribulado para a empresa de Mark Zuckerberg, especialmente no que respeita à privacidade dos seus utilizadores. Hoje em dia, deves literalmente manter tudo o que não desejas tornar público, o mais longe possível do Facebook.

Com o final do ano a aproximar-se, tudo indicava que os escândalos de privacidade do Facebook já tinham terminado, mas esse não é o caso. A empresa revelou agora que descobriu um novo 'bug' que colocou em causa a privacidade de quase 6 milhões de utilizadores.

Vê ainda: Facebook Watch não é (ainda) uma ameaça para o YouTube

Este novo bug surgiu na 'Photo API' que concedeu aos developers demasiado acesso às fotos de milhões de utilizadores. Mais especificamente, estas autorizações deveriam ser restritas às fotografias publicadas na timeline, stories, marketplace, etc. Mas acabaram por dar acesso até às fotografias que nunca foram partilhadas.

Facebook vê-se em apuros com mais problemas de privacidade dos seus utilizadores

De acordo com as informações publicadas pela empresa, este 'bug' esteve ativo 12 dias durante o mês de setembro. Afirmando que após ter feito a sua descoberta no dia 25 de setembro, lançou uma correção no mesmo dia.

No entanto, a demora na revelação das suas descobertas poderá trazer graves consequências à rede social. Ainda que afirmem ter demorado algum tempo para investigar quais as aplicações e utilizadores afetados, acabaram por quebrar os termos e condições da GDPR.

Relembro que está bastante claro nesta nova lei que as empresas são obrigadas a revelar a descoberta deste tipo de problemas num período máximo de 72 horas. Quando isso não acontece, poderão ser multadas em até 22 milhões de euros, ou 4% das suas receitas anuais.

Teremos então de esperar para ver quais serão as possíveis repercussões deste atraso na informação dos seus utilizadores. Entretanto, o Facebook irá trabalhar lado a lado com os developers das várias aplicações afetadas para apagarem as fotos adquiridas de forma 'acidental'.

Problemas de privacidade no Facebook já não são novidade, mas é preocupante ver que a empresa parece não ter a capacidade de evitar que estes episódios continuem a ocorrer de forma constante.

Editores 4gnews recomendam:

Facebook traz novidades e oferece mais opções nos “Life Events”

Farto do Facebook? Aprende como eliminar definitivamente a conta

Instagram prepara-se para receber mais uma característica do Facebook

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.