Facebook desenvolve Assistente Virtual para combater Alexa e Siri

Bruno Coelho

O Facebook está a trabalhar numa rival para a Alexa, Siri ou Google Assistant. Quem o escreve é a CNBC, suportada por fontes próximas ao assunto. A tecnologia está a ser trabalhada pela divisão que opera nos projetos de longa duração, como os Oculus.

Ao que percebemos, a ideia está a ser trabalhada desde o início de 2018. O trabalho está ao cargo da equipa de realidade aumentada e realidade virtual, que está situa em Redmond, Washington. A informação é fomentada por dois recentes ex-funcionários da empresa.

facebook oculus

A equipa é liderada por Ira Snyder, responsável pelos projetos de RA e RV da empresa. Para já, é pouco claro como o Facebook quer usar a sua Assistente Virtual, mas os Oculus podem ser um potencial ponto de partida.

Uma assistente virtual do Facebook teria certamente alguma dificuldade em vingar no mercado. A Amazon teve 67% de quota dos ‘smart speakers’, com a Google a ter 30%. Estes números são de 2018 nos Estados Unidos, e pertencem à agência eMarketer.

homepod eco google

A verdade é que o Facebook já lançou uma Assistente Virtual sem sucesso. A M devia ajudar os consumidores, mas era demasiado dependente destes para evoluir. O Facebook acabaria por matar o projeto o ano passado.

O Portal vem com equipado com a Amazon Alexa

A última aposta neste sentido é o Portal, lançado em novembro. Este serve para realizar chamadas de vídeo no Messenger com um simples “Hey Portal”. Ainda assim, este vem equipado com a Amazon Alexa para os trabalhos mais complicados.

facebook m

O projeto está neste momento nos seus inícios, pelo que teremos de aguardar algum tempo até este ver a luz do dia. Ainda assim, ter um aparelho do Facebook em casa a “ouvir tudo o que dizemos” não deve ser a coisa mais atrativa para muitos consumidores.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.