A diferença entre o Face Unlock do Xiaomi Mi 8 e do Mi 8 Explorer Edition

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Xiaomi Mi 8 e Mi 8 Explorer Edition foram hoje apresentados de forma oficial pela marca chinesa. A empresa revelou ainda um modelo com o sufixo de "SE" e uma Mi Band 3 que promete conquistar os pulsos dos utilizadores.

Com a revelação destes novos terminais ficamos a saber dos planos da marca asiática para o ano de 2018. Os Xiaomi Mi 8, Mi 8 Explorer Edition são verdadeiros topos de gama que merecem o destaque.

Vê ainda: Preocupante! Google Assistant já consegue disparar uma arma

Ambos contam com o mesmo processador topo de gama, os dois contam com linhas idênticas a nível de design, porém, há duas características que os distinguem seriamente.

Uma delas é o sensor biométrico. No Xiaomi Mi 8 o sensor biométrico fica na parte traseira do smartphone, já no Mi 8 Explorer Edition temos o sensor no ecrã do dispositivo! Finalmente um terminal a Xiaomi dá um passo à frente da concorrência!

As tecnologias usadas do Xiaomi Mi 8 e Explorer Edition são seriamente diferentes

A outra grande diferença é o Face ID, ou Face Unlock. Tanto o Xiaomi Mi 8 como o Mi 8 Explorer Edition contam com desbloqueio por reconhecimento facial, porém, são tecnologias bem diferentes.

Vou descrever isto da forma mais simples possível para que entendas as diferenças. Toma em atenção que há exemplos que posso dar que não estão totalmente corretos. O terminal ainda não saiu para o mercado nem há provas daquilo que digo, ou seja, toma estes exemplos como isso mesmo...exemplos.

Face Unlock do Mi 8

O Face Unlock do Xiaomi Mi 8 não se difere muito do Face Unlock do Huawei P20 Pro, OnePlus 6 e por aí fora. Embora tenha infravermelhos para detalhar mais ao pormenor com pouca luminosidade, não existe sensores 3D, ou seja, é muito mais inseguro que o desbloqueio 3D que se vê no iPhone X ou no Explorer Edition. Teoricamente pode ser enganado por uma fotografia? Teoricamente sim!

Não digo que será enganado de tal forma, todavia, toma em conta que o Face Unlock do Xiaomi Mi 8 não deve ser o teu modo de desbloqueio prioritário.

Face Unlock do "Explorer Edition"

Já a tecnologia utilizada no Explorer Edition é idêntica à do iPhone X da Apple. Ou seja, para além de utilizar os mesmos infravermelhos, consegue mapear o rosto em 3D, ou seja, é muito mais complicado desbloquear o smartphone. Teoricamente uma fotografia não serve.

O Face ID da Apple já provou ser seguro mas falível. O método de desbloqueio não funciona com irmãos gémeos por exemplo.

Como referi, estes são exemplos das maiores diferenças entre a tecnologia de reconhecimento facial entre ambos os smartphones. Não entendas este artigo como provas concretas da sua reação. Para te esclarecer mais sobre o assunto teremos a review daqui a uns tempos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Microsoft é novamente mais valiosa que a Google aos olhos do mercado

O novo WatchFace do Apple Watch é inspirado na bandeira ‘orgulho gay’

Samsung Galaxy A9 Star com dupla câmara já tem data de apresentação

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.