Face Match será o reconhecimento facial desenvolvido pela Google

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Dentro de pouco mais de uma semana a Google irá apresentar a sua nova geração de smartphones. Não só a dispositivos móveis se deverá resumir este evento, pelo que mais novidades deverão ser anunciadas. Uma delas deverá ser o Face Match, uma nova tecnologia de reconhecimento facial.

De facto, os rumores têm sugerido que o novo Google Pixel 3 XL venha com tecnologia de reconhecimento facial. Esta será uma das principais diferenças face ao Pixel 3 e também aquela que justificará aquela notch tão grande.

Vê ainda: Google Play Store: 13 novos jogos Android que tens mesmo de instalar

Mas a verdade é que até agora ainda não se tinha conhecimento de nenhum pormenor relativamente a esta tecnologia. A mesma parece ter conseguido passar despercebida a toda a imprensa especializada, pelo menos até agora.

O pessoal da XDA Developer encontrou no código fonte da última versão da aplicação Google uma referência ao Face Match. No entanto, a descrição que foi encontrada levanta algumas dúvidas face ao verdadeiro objetivo desta tecnologia.

Face Match será o reconhecimento facial da Google. Mas como funcionará?

Em primeiro lugar, frisar que a sua descrição não deixa qualquer dúvidas quanto o seu objetivo. O Face Match será mesmo uma tecnologia de reconhecimento facial desenvolvido pela Google.

A dúvida levanta-se é na forma como a mesma irá operar. De acordo com o código encontrado, o Face Match permitirá à Google Assistant autenticar um utilizador por intermédio da sua cara.

Como resultado, a assistente da Google passará a mostrar notificações, eventos de calendário, lembretes e mais com base no rosto de um determinado utilizador. Será uma tecnologia que deverá aliar-se ou mesmo substituir o Voice Match apresentado em 2017.

Assim sendo, fica inequívoco que o Face Match irá cooperar com a Google Assistant. Mas será que esta mesma tecnologia irá ser a eleita para o reconhecimento facial que tanto se fala para o Pixel 3 XL?

Em momento algum é referido qual o hardware requerido para o seu funcionamento. Não sabemos se este reconhecimento facial irá requerer um mapeamento facial 3D. Ou se, por outro lado, será capaz de operar com uma qualquer câmara frontal de um qualquer smartphone.

Uma vez que os smartphones Pixel têm uma grande interação com a Google Assistant, é bastante provável que venha a vigorar nos novos Pixel. Mas ainda assim, esta tecnologia carece de bastante explicação, algo que deverá acontecer no próximo dia 9 de outubro.

Editores 4gnews recomendam:

Novo Google Chromecast, ainda não anunciado, foi vendido por engano

Smartphone Android com 10GB de RAM? Afinal não é para já…

Samsung patenteia nova forma de interagir com os nossos dispositivos

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.