Manter o teu emprego e o salário fixo ou pedir demissão e receber até 72 mil dólares (cerca de 66.550 euros), além de mais 6 meses de um excelente seguro de saúde. É esta a decisão que vários funcionários da Stellantis nos Estados Unidos estão a ter de tomar.
Proprietária de marcas como Jeep, Fiat, Peugeot, RAM e Citroën, a Stellantis está a oferecer este pacote de demissão voluntária como estratégia para reduzir custos.
Corte de custos é o motivo das novas demissões

Na última sexta-feira (21), a Stellantis confirmou que está a oferecer rescisões voluntárias a alguns trabalhadores nas suas instalações em Detroit, Ohio e Illinois.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o pacote foi negociado pela nova equipa de liderança da empresa com o sindicato United Auto Workers, que representa a maioria dos trabalhadores das fábricas, como forma de dar aos funcionários o máximo de opções possível.
"A Stellantis continua a rever as suas operações para melhorar a eficiência e proteger a sua competitividade num mercado altamente dinâmico", afirmou a empresa num comunicado.
Os valores oferecidos pela fabricante de automóveis para o PDV (Pedido de Demissão Voluntária) variam entre 50 mil dólares (~46.230 euros) e 72 mil dólares (~66.550 euros), dependendo do tempo de serviço dos trabalhadores.
Stellantis demitiu 400 funcionários no ano passado
Para os meios locais, as novas políticas tarifárias impostas pelo então presidente Donald Trump são apontadas como o principal motivo para a queda nas vendas de automóveis nos Estados Unidos. O impacto das decisões de Trump em mercados como o México e o Canadá, ambos considerados estratégicos a nível global, é uma das maiores preocupações da Stellantis.
Infelizmente, esta não foi a primeira vaga de demissões na empresa. Em 2023, a Stellantis ofereceu o pacote de demissões duas vezes aos seus milhares de trabalhadores nos Estados Unidos. Em 2024, no entanto, a fabricante precisou demitir 400 trabalhadores assalariados no país.
Os funcionários elegíveis para esta nova oferta de demissão voluntária têm até ao dia 8 de maio para aceitarem a proposta. Caso aceitem a indemnização, os trabalhadores devem saber em seguida se devem deixar as suas funções de forma imediata ou se continuarão no trabalho até 30 de setembro.
Confere a Festa de Ofertas de Primavera da Amazon!