F1 2018 – Análise à nova iteração da Codemasters

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

A mais recente edição da franquia da Codemasters chegou, prometendo mais uma vez emoções de alta velocidade, novos modos e mecânicas de jogo melhoradas. No entanto, F1 2018 é um mero ‘upgrade’ comparativamente a F1 2017.

O esforço feito na temporada passada impressionou, porém, as alterações minimalistas na edição deste ano elevam o jogo a uma experiência de Formula One mais próxima da realidade. Por exemplo, se saíres do asfalto no F1 2017, parece ser algo linear e irreal; em F1 2018 não é (bem) o caso.

Vê ainda: Valve lança versão gratuita de Counter-Strike: Global Offensive

Para acompanhar as mudanças feitas nos carros F1 da atual temporada, foi adicionado um halo protetor à estrutura do carro. Aqueles que gostam do jogo no modo cockpit provavelmente notarão uma diminuição na visibilidade que poderá causar problemas nas curvas mais apertadas, ou até mesmo nas retas mais estreitas.

Felizmente, a Codemasters não se limitou ao halo, oferecendo uma variedade de “camera views”, desde o nariz do carro, passando por uma câmara cujo halo causa pouca distração. Podes até desativar a coluna do halo (a barra do meio) para aumentares a visibilidade. Well done!

F1 2018 é sem dúvida um dos melhores simuladores corridas de sempre!

F1 2017 foi aclamado pela introdução de novos carros e pela variedade de modos disponíveis. Onde o modo “Classic Career”, continua a ser uma das principais atrações em F1 2018. Uma nova adição ao modo Carreira é a secção das entrevistas “post-race”. Onde serás entrevistado consoante o teu desempenho nas qualificações ou corrida, através de uma roda de diálogo.

As respostas escolhidas irão influenciar a opinião que a equipa tem sobre ti. Se disseres ao repórter algo controverso, a equipa que estás a representar poderá rejeitar-te por teres sido “show-off”. Enquanto que, dizendo algo mais “acertado”, fará boa publicidade à tua equipa, caindo nas graças destes. De salientar que equipas diferentes procuram reações diferentes à imprensa, e isso torna as coisas mais interessantes.

No entanto, existem outros modos, para os jogadores que querem entrar numa corrida sem a necessidade de passar pelos treinos livres ou etapas de qualificação. O modo “Grand Prix” permite selecionares várias corridas, como de um torneio se tratasse. Este modo inclui a opção dos carros clássicos. O vasto catálogo de carros clássicos e modernos disponíveis proporciona uma experiência agradável e nostálgica. Existem também circuitos das anteriores temporadas de F1.

F1 2018 é um jogo complexo, repleto de recursos detalhados e intrigantes que não serão tocados pela maioria dos jogadores casuais. Por isso, o jogo oferece uma curva de aprendizagem grande para aqueles que não estão habituados a jogos de F1. Mais ainda, com os novos “qwerks” do DRS e KERS. O teu “team engineer” irá sugerir estratégias, e, para um novato, estas sugestões podem “estragar” um pouco a imersão.

A Codemasters voltou a superar espectativas com o novo F1 2018

Do ponto de vista gráfico, o jogo mantém a mesma qualidade do ano passado, que já era muito boa por si mesma. Os minuciosos detalhes do cockpit são visíveis mesmo na velocidade máxima. O asfalto na superfície da estrada fica manchado com a travagem dos pneus quentes e as mãos do piloto fazem gestos improvisados. Conforme os acontecimentos imprevisiveis da corrida se desenvolvem.

Ao dirigir em condições mais adversas, como chuva ou nevoeiro, a(s) pista(s) (particularmente Mónaco) transformam-se em algo ainda mais impressionante! O modo foto é outra nova adição, o qual te permite capturar imagens dos momentos mais intensos da corrida. Talvez consigas ilustrar um “photo finish”?

Com corridas desafiantes, um modo carreira mais diversificado, e a inclusão de mais carros clássicos. O F1 2018 continua a fórmula de sucesso (hehehe) da iteração anterior. Embora em termos visuais semelhante ao da temporada passada, este ano a Codemasters trouxe pequenas mudanças que melhoraram a experiência no geral. Sem dúvida, o suficiente para se justificar uma sequela. Em suma, é dos melhores jogos de F1 de sempre!

Atribuo a classificação final de 8,5 em 10 valores.

Editores 4gnews recomendam:

Acer Predator Thronos: O sonho de qualquer ‘gamer’

Gráficas Nvidia Série 20 são oficiais – O que deves ter em conta

FIFA 19 ou PES 2019? A vossa escolha não deixou dúvidas!

| Artigo por Bruno Santos para 4gnews

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.