A ExpoEuronics 2025 abriu ontem (26) as portas no Europarque, em Santa Maria da Feira. O evento exclusivo, organizado pela Euronics Portugal, reuniu mais de 50 expositores, com marcas como Samsung, Sony, LG, SMEG, Electrolux, Miele, Termak, Bosch, iRobot e Hisense a apresentarem as suas novidades para 2025.
A primeira edição da feira já se afirmou como um marco no setor do retalho de tecnologia e eletrodomésticos, reforçando a posição de Portugal como um ponto estratégico para este mercado em crescimento.
Tecnologia, inovação e negócios

Quem visita a ExpoEuronics 2025 encontra um verdadeiro showroom de inovações. São muitas as marcas que trazem as suas novidades para a feira, e essa proximidade entre fornecedores e responsáveis pelas lojas é um dos grandes benefícios do evento.
"É muito importante estreitar este laço entre o fornecedor e as pessoas que, no dia a dia, estão em contacto com os consumidores. Todas estas novas tecnologias, a inteligência artificial e as questões da sustentabilidade são temas que, quanto mais bem formada estiver a equipa à frente das lojas, melhor poderá aconselhar os clientes que visitam as nossas lojas”, afirmou Jorge Lopes, presidente da Euronics Portugal.

Mas, além de ser um espaço de exposição e inovação, a ExpoEuronics consolida-se como uma plataforma para fomentar novas oportunidades de negócio no setor.
"Conseguimos aqui apresentar grandes novidades e, ao mesmo tempo, facilitar os negócios. Costumo dizer que a confiança acelera os negócios, ou seja, quanto mais próximos estivermos dos fornecedores, mais facilmente criamos uma relação com eles, mais rapidamente confiamos neles e, consequentemente, os negócios acontecem com maior facilidade”, destacou Lopes.

Portugal no setor da tecnologia
A realização da ExpoEuronics 2025 em Santa Maria da Feira reforça ainda mais a presença de Portugal no setor da tecnologia, tanto a nível europeu como mundial.
Para Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a escolha da cidade para acolher o evento deve-se também à excelente estrutura oferecida pelo Europarque. O presidente sublinha ainda que a cidade se posiciona hoje como um dos grandes motores económicos do país.

"Com as suas mais de 17 mil empresas, os seus setores tradicionais – o calçado, a cortiça e a metalomecânica – e um setor empresarial cada vez mais diversificado, Santa Maria da Feira tem recebido boas notícias nos últimos meses, com a atração de grandes investimentos internacionais. O caso mais conhecido de todos é o da Lufthansa Technik, que escolheu o concelho para fazer o seu grande investimento em Portugal", destaca Amadeu Albergaria.
Olhando para o mercado nacional, o presidente sublinha que o setor da tecnologia em Portugal está em crescimento e apresenta um grande potencial.

"Acredito que o país fez um investimento muito forte nas últimas décadas na educação, na ciência e na tecnologia. O que ouço frequentemente dos empresários estrangeiros é que o nível de formação dos nossos jovens, sobretudo nas áreas da inovação, tecnologia e engenharia, é muitíssimo elevado e compara muito bem com os restantes países da União Europeia. Isso torna o país altamente competitivo na captação destes investimentos", afirma.
Euronics em pleno crescimento

Para Patrícia Lacerda, diretora-geral da Euronics Portugal, o que diferencia a empresa no setor é a proximidade com os clientes.
“É o cliente entrar na loja e ser chamado pelo nome, ter uma explicação detalhada sobre todos os produtos que deseja e precisa”, explica a diretora.
O sucesso da ExpoEuronics 2025 também reflete este posicionamento da empresa.
“As marcas estão de parabéns, estão todas mesmo muito bem representadas, é um orgulho para nós ver que as marcas investem desta forma para estar connosco. A Euronics teve um ano de 2024 muito forte, o melhor de sempre. Ultrapassámos em vendas os 200 milhões de euros, e a ideia é continuar a crescer”, afirmou Jorge Lopes.

Lacerda também destacou o objetivo da Euronics de continuar a crescer em diferentes níveis.
“Percebemos que efetivamente não existe nenhuma feira deste setor, do setor dos eletrodomésticos, eletrónica de consumo, em Portugal. O nosso objetivo é crescer a nível tecnológico, na sustentabilidade, na inteligência artificial dos produtos, mas é crescer também com mais e melhores pontos de venda e melhor atendimento”, disse a diretora.
O evento segue hoje, 27 de março, das 10h30 às 18h, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Não percas as promoções das Ofertas de Primavera da Amazon!