A Space One, empresa aeroespacial japonesa, lançou um foguetão que acabou por explodir, poucos segundos depois de ter sido lançado. Tal como refere o portal de notícias do Sapo, o objetivo final era atingir uma altitude de 500 quilómetros, que pusesse em órbita um satélite experimental de informações do governo do Japão. (Podes ver o vídeo da explosão, em baixo.)
A ocorrência foi registada por volta das 2 da manhã desta quarta-feira (hora portuguesa), sendo que a descolagem aconteceu na zona oeste do país, mais concretamente em Kushimoto. Recorde-se que o lançamento do foguetão já tinha sido adiado mais do que uma vez. De acordo com a mesma fonte de informação, a descolagem já devia ter acontecido no sábado, 9 de março.
Depois de poucos segundos no ar, o foguetão acabou por derramar combustível em chamas. Sobre o sucedido, a empresa aeroespacial refere que está a apurar todos os detalhes necessários, para compreender o motivo desta explosão.
A Space One seria a primeira empresa privada no Japão a colocar um satélite em órbita
A expectativa japonesa era alta, tanto que o evento foi transmitido num dos principais canais do Japão, a NHK. Conseguindo o objetivo, seria um marco histórico para o país, já que a Space One passaria a ser a primeira empresa privada na história do país a colocar um satélite em órbita.
Como refere o portal de notícias do Sapo, um dos grandes objetivos da indústria aeroespacial japonesa passa por ter naves mais pequenas e menos dispendiosas, de forma a corresponder à grande procura de colocação de satélites. O lançamento do foguetão Kairos, por parte da Space One, era a representação disso mesmo.
O foguetão tinha 18 metros de comprimento
Sobre o foguetão que acabou por não chegar ao seu destino, sabem-se alguns dados. Desde já, tinha 18 metros de comprimento, o que é um tamanho pequeno para o tipo de veículo em questão. Para além disso, este tinha 23 toneladas e havia sido pensado para carregar consigo 250 quilogramas de carga.
A Space One foi criada há cerca de 6 anos, em 2018, e é apoiada por várias empresas de renome no Japão, entre as quais a Canon Electronics.