Executivo da Xiaomi revela truque para salvar smartphones que caíram na água

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que seja um dos piores acidentes para um smartphone, é também um dos mais comuns. Claro que estou a falar daquele dia em que deixas-te o teu smartphone cair dentro de água e viste o teu 'dinheiro a voar da carteira'. Além do tradicional método do 'mergulho em arroz', um executivo da Xiaomi revelou um pequeno truque que descobriu acidentalmente.

Ao que parece, Li Weixing deixou o seu Xiaomi Mi 9 cair acidentalmente dentro de água antes de sair para o trabalho. No entanto, como já estava com pressa e precisava do seu smartphone durante o dia, não teve tempo para colocar o Mi 9 dentro de um recipiente com arroz.

Visto que o smartphone continuava ligado, resolveu ir para o trabalho, utilizando o Xiaomi Mi 9 ainda que o touchscreen estivesse pouco responsivo. Ao chegar ao trabalho, colocou o smartphone no parapeito da janela em contacto direto com o sol. Ao mesmo tempo, pôs música a tocar no volume máximo durante o dia. Esta foi a sua 'receita mágica', visto que o smartphone estava como novo ao final do dia.

Método credível ou foi um caso de pura sorte?

Neste caso específico, julgo que envolve um pouco de 'ciência' e também muita sorte à mistura. A sorte entra apenas no facto de que o smartphone continuou operacional após ter sido mergulhado na água. Em muitas das situações, isso não acontece e os smartphones ficam totalmente arruinados.

No que respeita à justificação dada pelo executivo da Xiaomi, faz realmente sentido. Ao ficar em contacto direto com o sol, os resíduos de água que se alojaram no smartphone começaram a evaporar. Numa normal situação, iriam ter dificuldade em sair do interior do smartphone, acabando por se infiltrar numa outra localização, causando ainda mais danos.

É exatamente nesta parte em que a reprodução de música é importante. Com a coluna a realizar constantes vibrações (quando mais alto o volume estiver, melhor), acaba por criar uma pequena circulação de ar entre o interior e exterior do smartphone. Ajudando a que, o vapor de água criado seja expelido de forma eficaz.

Escusado será dizer que a melhor solução é teres cuidado e não deixares o teu smartphone ir dar uns mergulhos este verão. No entanto, caso isso aconteça e o smartphone continue operacional, podes sempre testar este pequeno truque caso não tenhas um saco de arroz à mão.

No entanto, caso tenhas a possibilidade de levar o smartphone a um centro de assistência técnica, essa será sempre a melhor e mais fiável opção. Essa será a forma de teres a certeza que o smartphone ficará não só operacional, mas também nas melhores condições possíveis.

Estes pequenos truques são apenas métodos alternativos que não garantem que o smartphone fica num estado ótimo, e muitas vezes podem até não resultar.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vídeo mostra o motor da câmara Pop-up do Xiaomi Redmi topo de gama
  • Xiaomi Mi A3: Mais detalhes sobre o smartphone revelados
  • Xiaomi Redmi K20 Pro deverá ser o nome do novo topo de gama!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.