Exclusivo - Confirmam-se os detalhes dos Samsung Galaxy S9 e S9+

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 5 min.

Os Samsung Galaxy S9 e S9+ estão a poucas semanas de conhecerem o mercado. A fabricante sul-coreana quererá aproveitar a crista da onda e, dessa forma, chegar ao Mobile World Congress. Certame de tecnologia que ser realizará em Barcelona. Aí, a maior fabricante mundial de dispositivos móveis apresentará dois equipamentos, tão incríveis quanto possível.

No entanto, ainda existem algumas informações por descobrir. Pelo menos antes que se pudesse dizer que os dois smartphones já eram mais do que conhecidos. Uma delas, particularmente, tem que ver com a sua câmara.

Vê ainda: Passatempo: Não percas tempo e ganha um Apple iPad Air

Os Galaxy S8 tiveram ambos a mesma câmara. Câmara esta que já pertencia ao S7 e que foi simplesmente aprimorada. Pelo contrário, este ano não só os dois novos flagships terão uma câmara distinta dos seus antecessores, como terão ainda diferenças entre si. Isto claro, no que toca às câmaras traseiras.

O Samsung Galaxy S9 terá uma só câmara. O modelo que tem um ecrã maior será abrangido por uma dupla-câmara. Mas será que uma será melhor que a outra? Quem comprar o S9+ terá direito a exclusividades não presentes no S9?

Os Samsung Galaxy S9 serão, sem dúvida, candidatos a melhores do ano...

Não. Os Samsung Galaxy S9 serão, excetuando o seu design e câmaras, exatamente iguais. Ou seja, o processador, quantidade de memória RAM e todas as restantes especificações serão semelhantes, excluindo a bateria é claro.

Porém, as duas maiores diferenças serão mesmo a dupla-câmara presente no Galaxy S9+ e, consequentemente, a disposição do leitor de impressões digitais, que ficará ainda mais centrado com todo o equipamento.

Ora, até aqui, poderemos dizer que os vários leaks que se têm visto revelam, efetivamente, o aspeto de cada um dos equipamentos. Por outro lado, e ainda sobre as câmaras dos Samsung Galaxy S9, há uma particularidade bastante interessante que surge através da tecnologia que a empresa asiática desenvolveu.

Tal como tinha sido referenciado, foi-nos confirmado hoje por uma pessoa com conhecimento de causa, que os Samsung Galaxy S9 serão capazes de gravar a 480fps. Poderá gravar com este frame rate em Full-HD. Do mesmo modo, de acordo, será ainda possível fazê-lo a 960fps reduzindo ligeiramente a qualidade do vídeo para HD (720p).

Se é uma funcionalidade muito utilizada? Só a Sony poderá dizer. Contudo, se não o fosse a Samsung não investiria em algo desse género. Afinal, se as câmaras presentes nos smartphones têm sido melhoradas no que toca ao cariz fotográfico, porque não fazer o mesmo a nível de vídeo?

Galaxy S9 com uma câmara 480fps em FullHD

Além disso, a Apple surpreendeu pela positiva os vários meios de comunicação quando, em setembro passado, apresentou os Apple iPhone e esses mostraram-se passíveis de gravar vídeo 4K a 60fps. Isto é, há um mercado por explorar e que muitos apreciadores terá.

Bem, mas se isto é fantástico, então há algo que poucos poderiam imaginar e que até aqui se via como simples rumores que não se tornariam realidade tão cedo quanto possível. O quê?

De acordo com a nossa fonte, os Samsung Galaxy S9 não são os produtos que mais impressionarão o mercado em 2018. Até ao final do ano, tal como se esperava que acontecesse em 2016. Todavia, isto foi algo que nunca se realizou. Agora, na segunda metade de 2018 a gigante tecnológica apresentará um novo produto. Algo que será tão incrível quanto muitos imaginam.

Os Samsung Galaxy S9 não serão a verdadeira aposta da empresa?!

Muitos afirma que se chamará Galaxy X. Outros que terá um ecrã dobrável. E, outros, por final, que não será anunciado este ano. A verdade é que será, mesmo que para o final e não, não será mais um Note. Será sim, algo totalmente diferente do habitual. - Refere a fonte que quer continuar anónima à 4gnews.

Esse dispositivo, para além de singular por si próprio, poderá ainda ser especial por conter um leitor de impressões digitais no seu ecrã. Afinal, a Samsung já detém parte da tecnologia que necessita para aplicá-lo nos seus equipamentos.

De acordo com a informação obtida, a empresa não o fez por um motivo muito simples. Ainda que possua a tecnologia desde o final de 2016, ou seja, antes de ter lançado sequer os Galaxy S8 e o Vivo por exemplo, lançassem os seus produtos para perceber até que ponto os utilizadores poderiam utilizar, sem qualquer tipo de comprometimento.

Os Samsung Galaxy S9 poderiam ter um leitor de impressões digitais por baixo do ecrã, mas decidiu-se jogar pelo seguro!

Sem dúvida que o leitor de íris é bom. O leitor de impressões digitais também o é. Todos esses têm as suas vantagens e desvantagens, alguns mais outros menos. Contudo, talvez várias marcas agradecessem o facto de poderem usar o ecrã como meio de desbloqueio.

Esse é o caminho para o qual se caminhará eventualmente. A Samsung parece estar preparada para tal, e os consumidores idem. Por agora, estes últimos também estão altamente dispostos para receberem de braços abertos os Samsung Galaxy S9. Smartphones que serão o culminar de uma receita que há muito tempo vem sendo trabalhada pela empresa.

Para concluir e de uma forma muito sucinta analisaremos as informações referidas à 4gnews:

  • O Samsung Galaxy S9 contará mesmo com uma câmara 480fps em FullHD
  • O Galaxy S9+ contará com dois sensores fotográficos
  • O S9 e S9+ não serão os grandes lançamentos do ano 2018
  • A Samsung tenciona lançar sensor biométrico no ecrã ainda este ano

A fonte parece segura e as informações parecem condizer com os rumores até ao momento. A 4gnews já esteve correta várias vezes face a outros exclusivos (nomeadamente HTC). Contudo, esta é uma nova fonte e ainda sem provas dadas.

Fica por isso atento(a) à 4gnews para que não percas nenhum detalhe acerca deste e de outros temas aqui, onde a tecnologia é falada em português.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Dragon Ball Super – Novo “spoiler” revela como Toppo será derrotado

Google quer trazer a Realidade Aumentada aos smartphones Android e iOS

Amazon Go – Loja de conveniência do futuro abriu esta segunda-feira

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.