Novos detalhes dão conta de que as melhorias esperadas para o processador da PlayStation 5 Pro podem estar limitados pela futura PS6. Isto porque a Sony quer, desde já, assegurar que a sua futura consola será compatível com os jogos desenhados para a PS5 Pro.
Tal como ficamos a conhecer há poucos dias, espera-se que o processador da PS5 Pro seja apenas 10% mais veloz que o do modelo atual. Valores que deixaram alguns entusiastas um pouco dececionadas com as ambições da empresa nipónica.
Sistema de retrocompatibilidade da Sony pode limitar a evolução da PlayStation 5 Pro
A tese que agora damos a conhecer foi recentemente levantada na rede social X por Kepler. Segundo esta fonte, a Sony está a desenvolver a PS5 Pro já a pensar no sistema de retrocompatibilidade da sua sucessora.
Para quem não estiver familiarizado com o termo, a retrocompatibilidade permitirá que jogos desenhados para a PS5 Pro possam funcionar também na PS6. Tudo para que os jogadores não tenham de descartar todos os seus jogos se comprarem a nova consola.
Pode parecer um pouco estranho que a Sony esteja a limitar a evolução da PS5 Pro para que os seus jogos funcionem na sua sucessora. No entanto, tal como refere Kepler, a nipónica possui um sistema de retrocompatibilidade bastante complexo.
Ao que tudo indica, a Sony pretende que novo hardware funcione em frequências semelhantes ou superiores. Esta condição verifica-se mesmo que o novo hardware consiga entregar um desempenho superior com frequências menores.
Adicionalmente, ele explica que se a PS6 tiver processadores de arquitetura Zen6, a Sony não pode olhar para frequências de 4 Ghz ou mais na PS5 Pro. Isso iria quebrar o sistema de retrocompatiblidade usado pela empresa.
Como é óbvio, estas informações são apenas especulação, assim como as características que circulam nos meios especializados relativamente à PlayStation 5 Pro. É importante aguardar pela apresentação das consolas para termos certeza sobre o seu potencial.