A conferência anual mais esperada da Apple está a poucas semanas de distância. Ainda não existe uma confirmação da data oficial, mas espera-se que o evento aconteça algures durante as duas primeiras semanas do próximo mês.
Como habitualmente, os holofotes do palco vão concentrar-se na apresentação da nova série iPhone 16, mas as novidades não se ficam por aqui. Neste artigo, fazemos um resumo dos equipamentos que podemos esperar que a Apple revele e lance no mercado no próximo mês.
iPhone 16
Como não podia deixar de ser, começamos pela estrela do evento: o iPhone 16. Uma das novidades presente em todos os modelos será o processador A18. No entanto, como é tradição, há uma diferença entre os modelos base e os mais avançados.
Os iPhone 16 Pro e 16 Pro Max vão contar com o chip A18 Pro, uma versão mais avançada e, supostamente, mais poderosa e eficiente energeticamente. Ainda assim, tanto o iPhone 16 como o 16 Plus vão registar também um aumento no desempenho.
Os modelos mais avançados também vão contar com ecrãs maiores, com o iPhone 16 Pro a ganhar um painel de 6,3 polegadas e o iPhone 16 Pro Max com 6,9 polegadas.
Parece que todos os modelos vão agora estar equipados com 8 GB de memória RAM para lidar com os recursos IA Apple Intelligence.
Mas atenção que os utilizadores europeus não vão usufruir destas funcionalidades no iPhone. Tudo porque a Lei dos Mercados Digitais, atualmente em vigor na União Europeia, não o permite. Mas a Apple está já em conversações com as autoridades europeias para resolver esta situação.
Outro ponto de destaque será o sensor tetraprisma que o iPhone 16 Pro vai exibir pela primeira vez. O modelo vai ganhar este atributo e consequentemente um zoom ótico de 5x.
Apple Watch Series 10 e Watch Ultra 3
De acordo com os rumores divulgados até ao momento, todos os novos smartwatches destas duas séries vão estar equipados com ecrãs maiores. Dizem as mesmas fontes que o modelo menos avançado da série 10 terá um ecrã do mesmo tamanho do modelo maior disponível atualmente. A partir daí é sempre a aumentar.
Novos processadores vão ser integrados na Watch Series 10 e no modelo Ultra para que os wearables possam lidar com os recursos Apple Intelligence.
Por outro lado, é igualmente esperada uma melhor integração com vários serviços da Apple, assim como uma monitorização de saúde e rastreamento físico mais precisa. Parece que os novos smarwatches Apple vão ser também mais robustos e mais rápidos.
AirPods 4 e AirPods Max 2
A Apple vai atualizar a sua linha de auscultadores. Comecemos pelas novidades nos AirPods Max 2, os quais vão ser alvo de várias melhorias. Logo a começar, os auscultadores passam a integrar entrada USB-C em conformidade com as diretrizes da União Europeia.
Depois temos vários novos recursos, entre os quais o Adaptive Sound que vai ajustar as configurações de áudio consoante o ambiente em que o utilizador está. Depois o Speech Recognition para um controlo de voz otimizado e ainda o Personalized Sound, que tal como o nome indica, vai permite um amplo leque de personalização nas definições.
Seguimos para os AirPods 4 que vão ser disponibilizados numa opção económico e noutra premium. Ora esta última variante vai contar com recursos mais avançados enquanto a opção acessível será mais modesta nas especificações.
E algo mais: Mac M4
Este evento da Apple pode ainda contar com mais uma surpresa: os novos Macs equipados com o processador M4. Chip este que promete velocidades mais rápidas, melhor eficiência energética e capacidades multitarefa otimizadas.
Para os utilizadores europeus, o Mac com M4 pode também significar acesso aos recursos Apple Intelligence. Tudo porque o computador beneficia de um enquadramento legislativo diferente do iPhone que pode libertá-lo da Lei dos Mercados Digitais.
De acordo com os rumores divulgados até agora, estas podem ser as novidades que vão ser reveladas no evento de setembro da Apple. Agora resta-nos aguardar que a empresa de Tim Cook divulgue a data do acontecimento para libertarmos todos os compromissos agendados para esse dia.