Eve, o robô humanóide que faz (quase) tudo. Vê aqui o vídeo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Para serem autênticas fadas do lar, os robôs humanóides precisam de evoluir mais e serem capazes de fazer tarefas em cadeia.

Um novo vídeo, divulgado pela 1X Technologies, mostra que a empresa está no caminho certo para atingir o objetivo. O seu robô humanóide Eve é agora capaz de efetuar muitas mais operações.

Tal como o site The Robot Report explica para que os robôs domésticos sejam úteis, têm que aprender muitas tarefas. E é exatamente isso que a empresa 1X Technologies está a fazer, recorrendo à tecnologia de Inteligência Artificial e teleoperação para treinar a Eve a controlar sequência de habilidade, mediante comandos de voz.

De acordo com Erik Jang, vice-presidente da área de IA da 1X Technologies, “esta atualização mostra o progresso que fizemos em direção a comportamento autónomos mais longos”.

O mesmo responsável, em declarações ao The Robot Report, explicou que “na prática, o robô nem sempre se posiciona junto a uma mesa, por exemplo. Então é necessário que lhe possamos dizer para ajustar a sua posição e só depois manipular o objeto”.

Atualmente, a empresa está a trabalhar no sentido de ter uma única rede neural nos seus humanóides para que estes lidem com uma extensa variedade de tarefas. De acordo com o mesmo responsável da 1X Technologies, estão agora a iniciar o treino de modelo individuais através da teleoperação e comandos de voz.

Treino de voz pode levar os robôs para outro patamar

A opção da empresa de introduzir comandos de voz no treino dos seus robôs tem como objetivo levar a este a um nível de execução superior e capaz de lidar com erros.

Explica Jang que os comandos de linguagem natural estão a ser tratados como um novo tipo de ação. A ideia é as instruções começarem por ser de baixo nível para depois se tornarem mais complexas.

Tudo porque de acordo com este responsável, “os robôs têm de trabalhar, de forma autónoma por longos períodos de tempo. Por exemplo, limpar um espaço envolve a interação com diferentes ferramentas e aparelhos”.

Esta exigência será especialmente relevante para os robôs domésticos que não vão poder limitar-se às operações simples de recolha e colocação de objetos.

No vídeo agora divulgado, a 1X Technologies mostra os progressos já alcançados com uma pessoa a orientar vários robôs, através de comandos de voz, para executarem ações diferentes.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt