A Europa devia seguir o exemplo, China bane 8 mil jogos e apps!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O estado da internet na China não é novidade para ninguém. Aquele que é o maior mercado do mundo no que respeita a smartphones, tem também o acesso mais restrito à internet.

A censura de redes sociais e tantos outros serviços continua a frustrar utilizadores. No entanto, o grande controle traz também os seus pontos positivos. Recentemente, a Cyberspace Administration of China (CAC), baniu quase 8 mil jogos e aplicações do seu país.

Entre os vários motivos que podem ter levado à sua eliminação, podes encontrar o roubo de informação, cobranças indevidas e também abuso de permissões nos smartphones. Muito provavelmente a Europa podia 'deitar os olhos' nestas medidas!

Será esta a solução para terminar com a 'praga' de aplicações maliciosas?

É rara a semana que não vemos surgir novas notícias sobre ataques de hackers através de aplicações que chegam aos utilizadores carregadas de malware. Já foram tantos os casos (especialmente na Google Play Store), que já ficou mais que provado que a Google não consegue resolver esta situação.

Ainda que a censura possa acabar por ser uma medida demasiado drástica. Não há dúvida de que uma 'limpeza a fundo' da Google Play Store seria mais que bem-vinda! Ainda que as medidas drásticas aplicadas pelo governo Chinês sejam vistas com maus olhos por parte de muita gente, a verdade é que os seus utilizadores estão agora mais seguros.

Estas quase 8 mil aplicações e jogos apresentavam o mesmo tipo de risco com que nos deparamos todos os dias. Muitas delas tentavam enganar os utilizadores de forma a subscreverem a serviços pagos. Roubavam informação privada, realizavam spam ou downloads indesejados (com malware).

Parece que a China está decidida em continuar a vaga de censura da internet no seu país. De forma a controlar o máximo possível o tipo de conteúdo que é apresentado aos seus utilizadores. Ainda que pareça ser uma medida demasiado drástica, talvez a Europa devesse desenvolver uma ideia inspirada nesta estratégia.

Editores 4gnews recomendam:

17 novo jogos Grátis que acabam de chegar à Google Play Store

Agora é a Vodafone! Afinal o que tem o mundo contra a Huawei?

6 Pack de ícones Premium que estão grátis para o teu telemóvel Android

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.