Um grupo de estudantes indianos construiu um robô humanoide chamado Anushka. E há vários factos sobre a Anushka que merecem atenção. Primeiro, a robô foi construída principalmente com peças que os estudantes encontraram no lixo, motivo pelo qual o seu orçamento foi de apenas cerca de US$2.400 (aproximadamente 2.190 €). Segundo, a Anushka tem um coração que bate de verdade.
Anushka, a robô com um coração
Conforme reportado pela página SuperCarBlondie, um grupo de estudantes indianos do Instituto de Engenharia e Tecnologia Krishna (KIET) foi capaz de construir um robô humanoide com um "toque especial", no que concerne a deixá-lo ainda mais próxima de um humano: um coração que bate. Dito isto, não ficou muito clara a intenção de integrar um coração ao robô.
Chamada de Anushka, a robô foi inicialmente projetada para ser uma rececionista e resolver dúvidas dos clientes, algo que consegue fazer ao utilizar uma inteligência artificial (IA) poderosa. Essa IA, inclusive, permite que a Anushka preste esta ajuda em 61 idiomas diferentes.
Mas, de imediato, os estudantes perceberam que a robô poderia ser capaz de muito mais. Agora, eles estão a trabalhar para expandir o papel da robô humanoide para os serviços de saúde e consultoria. O baixo orçamento utilizado pelos estudantes também merece destaque. O grupo, inclusive, fez um canal no YouTube para mostrar tudo o que a Anushka pode fazer.
Um robô programado com valores védicos
A primeira diferença visível entre a Anushka e outros robôs humanoides são as suas características físicas. Apesar de trazer braços bastante robóticos, a humanóide exibe um rosto inspirado numa princesa francesa, mas com um toque de tradição indiana. O tradicional sári e as joias de estilo indiano também podem fazer com que ela seja menos assustadora do que um robô tradicional.
O seu rosto, feito com peças impressas em 3D e pele de silicone flexível do Madame Tussaud, pode demonstrar expressões faciais. Além disso, ela tem mais de 50 gestos para demonstrar "emoções" nas suas respostas para interagir com humanos.
A Anushka pode reconhecer pessoas, avisar quando a sua bateria está fraca e muito mais. Além disso, ela destaca-se por ser o único robô do mundo cuja "mente" foi programada com valores védicos, e não apenas com IA.
Os valores védicos referem-se aos princípios e ensinamentos encontrados nos Vedas, textos antigos da Índia que incluem conceitos como dharma (dever), ahimsa (não-violência), satya (verdade) e karma (ação e suas consequências).