Sony-Game-Control-Mount-GCM10_6-640x360A Sony organizou hoje, o dia para os investidores na sua linha de equipamentos electrónicos e neste evento deixou antever a sua estratégia para 2015 no que toca a smartphones e equipamentos semelhantes.

A linha premium da Sony, a gama Xperia Z, teve sucesso durante 2014, registando um aumento das vendas, no entanto, o seu segmento de entrada e de gama média sofreram um forte revés e uma descida significante nas vendas em comparação com período homólogo. Pois bem, o que correu mal?

z3-family-4d547e568be15ad2f77e09bc061d692b-940Como utilizador Sony Xperia desde o Xperia Sola, passando pelo Xperia T, Xperia Z, Xperia Z1, Xperia Z2 e até já tenho um Xperia Z3 na mão, posso formar uma opinião fundamentada e já indiquei, aqui, os motivos para o insucesso da Sony.

   

Sumariando, um dos maiores problemas era o vasto número de equipamentos nas linhas baixa e intermédia, algo que já foi corrigido com a nova linha Xperia Z3. Além dos equipamentos de topo, a Sony dará continuidade à linha média, neste momento representada pelo Xperia M2 e à linha de entrada, com o Xperia E3  Portanto, um equipamento para a gama baixa, e no máximo dois para a gama intermédia, concentrando recursos na linha Xperia Z.Sony-logo

Não é só a Sony a fazer isto, a própria Samsung, conhecida por ser um polvo com 1001 tentáculos e saturar o mercado com smartphones, irá reduzir em 30% o número de equipamentos. Afinal de contas até as galáxias tem um limite máximo de estrelas.

No entanto nem tudo tem sido más notícias para a Sony, de acordo com os dados divulgados, o índice de retenção de clientes tem aumentado consideravelmente. De momento, 35% dos utilizadores Xperia são fieis à marca mas a Sony espera aumentar este número para 50% até 2017. Este índice significa que, actualmente, 35% dos utilizadores Xperia estão dispostos a comprar outro Xperia.

A pedra de toque da Sony será a satisfação do consumidor. Segundo esta, os consumidores que já sejam utilizadores Xperia vão receber ainda mais atenção do que os recém adquiridos. Uma maneira de conseguir isto é através de privilégios para os mais fiéis, como aplicações grátis e vários descontos na loja da Sony.

Ao apostar nos consumidores fiéis, ao dar-lhes mais valias por ser um utilizador Xperia, ao diminuir o número de equipamentos e acima de tudo lançar apenas um flagship por ano, acredito que a Sony voltará aos lucros antes do final de 2015.

Já tenho sentido uma grande preocupação e esforço em manter os equipamentos actualizados. Aliás, todos os equipamentos da linha Xperia Z já tem o Android Lollipop assegurado e até lá tem recebido várias actualizações de firmware.

Ps: o Sony Xperia Z3 é o equipamento mais subestimado do ano! Basta pegar nele e usá-lo por 5 minutos para deixar-mos um iPhone 6 com inveja. O seu único pecado é ser igual ao Xperia Z2 em termos de especificações técnicas.

Talvez queiras ver:

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica livre de comentar abaixo. Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).