Apple watch

Já tínhamos visto o Apple watch a ser desmontado passo-a-passo para ficarmos a conhecer os seus componentes e a minuciosa disposição dos mesmos, agora, uma nova análise aos mesmos componentes deste relógio feita pela equipa do IHS(fonte) mostrou que o custo de produção de um Apple Watch é muito inferior ao preço da etiqueta.

Segundo a IHS, a Apple está a bater todos os recordes de margens de lucro com este Apple Watch. Segundo esta fonte, o Apple Watch Sport de 38mm (a versão mais barata do equipamento) utiliza uma lista de materiais que ronda os 81.20$, juntando o custo da mão de obra (2.50$) temos um custo final de produção de 83.70$( matéria prima + mão de obra=custo de produção). Ora, se pensarmos que esta versão do Apple Watch tem um pvp (preço de venda ao público) de 349$ temos aqui uma boa margem de lucro, 266$ de lucro por cada unidade vendida.

   

Por outras palavras, a margem de lucro no Apple Watch Sport é de 76%, enquanto que o custo de produção representa apenas 24% do preço. Comparando com o Apple iPhone 6, cuja margem de lucro é de 69% e com o iPhone 6 Plus (71%), percebemos porque é que a Apple é uma gigante cada vez mais valiosa.

Tenham em conta que este custo de produção estimado pela IHS (fonte) não inclui vários factores secundários como o dinheiro investido na pesquisa e desenvolvimento, custos de marketing, custos de expedição e transporte do produto, as licenças e todo o software incluido. Podem ver o esquema detalhado com os custos de cada componente do Apple Watch.

Esta analise estimativa abordou o Apple Watch Sport de 38mm, portanto é fácil de adivinhar que as versões Apple Watch em aço inoxidável de 38 e 42mm, representem uma margem de lucro exponencialmente maior, uma vez que a grande diferença é a presença de vidro de safira a proteger o ecrã e o corpo em aço. Quanto ao Apple Watch Edition, é escusado sequer tocar nesse ponto.

A Apple não é uma instituição de caridade, os seus empregados não acordam de manhã com a intenção de tornar o mundo mais feliz mas sim, pensando em várias maneiras de obter lucros, a palavra-chave para qualquer empresa e se pelo meio conseguirem criar produtos que efectivamente deixem as pessoas mais felizes, bom, ainda melhor. Não tenho dúvidas que qualquer empresa inveja estas margens de lucro, parabéns à Apple.

38mm-Apple-Watch-Sport-Bill-of-Materials

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).