Como é habitual, a fragmentação do Android não permite que uma nova versão do sistema operativo seja lançada para todas as marcas em simultâneo. Esta acaba por chegar primeiro aos Google Pixel, chegando posteriormente a outras fabricantes.
Os Pixel 6 e Pixel 6 Pro chegaram com a nova versão de fábrica, e esta já se encontra disponível até aos Pixel 3. Mas como esses equipamentos não são vendidos de forma oficial em Portugal, só se tiveres um Samsung topo de gama de 2021 é que já consegues ter acesso à versão estável do Android 12.
Após passar a fase de testes, a Samsung já disponibilizou o Android 12 nos Galaxy S21 sob a forma da One UI 4. Isto significa que se tens um Galaxy S21, S21+ ou S21 Ultra já podes ter a nova versão.
Smartphones com Android 12 já disponível
- Pixel 3
- Pixel 3 XL
- Pixel 3a
- Pixel 3a XL
- Pixel 4
- Pixel 4 XL
- Pixel 4a
- Pixel 4a 5G
- Pixel 5
- Pixel 5a 5G
- Pixel 6
- Pixel 6 Pro
Samsung
- Galaxy S21
- Galaxy S21+
- Galaxy S21 Ultra
Tal como revela o 9to5Google, existem outros equipamentos da Samsung que já se encontram em fase de testes. Estes serão os próximos a ser contemplados com a versão estável do Android 12.
- Galaxy Z Fold 3
- Galaxy Z Flip 3
- Galaxy Note 20
- Galaxy Note 20 Ultra
É bom notar que também a Asus já se encontra em fase de testes do Android 12 para os recentes Zenfone 8. A previsão da marca é que a versão final chegue a este equipamentos. Segue-se o ROG Phone 5 no primeiro trimestre de 2022, e os Zenfone 7 e ROG Phone 3 na primeira metade do próximo ano.
Também a Oppo, com o Find X3 Pro, X2 Pro e X2 já se encontra em fase de testes do Android 12. O mesmo acontece com os OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro, marca que habitualmente é das primeiras a disponibilizar novas versões.
Ainda sem datas previstas, boa parte dos mais recentes smartphones devem ser atualizados durante a primeira metade de 2022.
Editores 4gnews recomendam:
- OnePlus Nord N20 5G: smartphone barato com inspiração na Apple
- Apple iPhone 14 promete recuperar a opção favorita dos utilizadores em 2022
- Xiaomi vai lançar smartphone misterioso com câmaras ‘agressivas’