A Euro NCAP acaba de revelar a lista dos automóveis que se destacaram pela positiva nos testes de segurança realizados ao longo do último ano. O organismo independente sediado na Bélgica analisou mais veículos em 2025 do que em qualquer outro período da sua história.
Foi um ano definido pelo aumento dramático da oferta de carros elétricos e pela introdução de sistemas de segurança autónoma cada vez mais sofisticados. Os resultados comprovam que os fabricantes estão a conseguir responder aos exigentes protocolos de teste, com a Mercedes-Benz e a Tesla a recolherem os maiores louros.
Mercedes-Benz CLA foi o grande vencedor
O grande vencedor global foi o Mercedes-Benz CLA. Este modelo conquistou a categoria de "Pequeno familiar" e ainda recebeu o título de "Best Performer" de 2025. Ou seja, o carro com a melhor pontuação geral do ano. O CLA obteve pontuações elevadas nas quatro áreas de avaliação.
São estas: ocupante adulto, ocupante infantil, utilizadores vulneráveis da estrada e assistência à segurança. Este desempenho repete o sucesso da geração anterior, que já tinha liderado a categoria em 2019. Destaca-se agora pela proteção de peões graças ao capô ativo e aos sistemas de travagem de emergência.
Tesla vence em duas categorias
A Tesla continua a ser uma referência nestas avaliações, com vitórias em duas categorias distintas. O renovado Tesla Model 3 foi coroado como o "Melhor grande familiar" e impressionou especialmente na proteção de crianças e nas tecnologias de assistência ao condutor.
Este reconhecimento surge numa altura em que o Tesla Model Y que muitos esperavam chegou a Portugal, que pretende fidelizar os consumidores nacionais na marca de Elon Musk. A empresa norte-americana não se ficou por aqui e viu também esse Model Y ser eleito o "Melhor SUV pequeno".

Mini Cooper E também faz sucesso
No segmento dos citadinos, a eletrificação também surpreende. O MINI Cooper E, apesar do tamanho, venceu na categoria de "Citadinos" e "Supermini". A sua estrutura robusta permitiu-lhe obter as pontuações mais altas da classe nos testes de colisão.
Já no campeonato dos pesos pesados, o novo smart #5 surpreendeu ao vencer como "Melhor SUV grande". Por fim, o Polestar 3 superou a concorrência na classe "Executiva" e destacou-se pela inovação nos sistemas de assistência ao condutor.
Estes resultados são um indicador claro de que os veículos elétricos igualam como e, muitas vezes, superam o desempenho de segurança dos carros tradicionais a combustão. Esta realidade ganha ainda mais peso quando consideramos que carros elétricos ficam mais baratos que os modelos a diesel. Torna a transição energética uma decisão financeiramente e fisicamente segura.
Para eleger os melhores da classe, a Euro NCAP calcula a soma ponderada das pontuações nas quatro áreas de avaliação, sendo que apenas veículos com equipamento de segurança de série e classificação de cinco estrelas são elegíveis. O Secretário-Geral da organização, Michiel van Ratingen, sublinhou que a competição foi renhida, com a Tesla a ficar apenas uma fração atrás da Mercedes.
