Foi esta segunda-feira, dia 17 de novembro, que ficou consumado o lançamento oficial da série Oppo Reno 15. Na China, acabaram de estrear os modelos Reno 15 e Reno 15 Pro, que podem ser incluídos num segmento de gama média/alta.
Expectavelmente, iremos ver estes smartphones no mercado nacional. Afinal de contas, assim tem acontecido nas passadas gerações e nada indica que desta vez será diferente. Não sabemos ainda quanto é que poderá demorar até ao lançamento global.
As características-chave do Reno 15 e do Reno 15 Pro
Começando pela versão standard, esta exibe uma boa bateria de 6.200 mAh, que promete uma autonomia muito interessante. Mesmo que a carga vá aos 0%, a boa notícia é que podes carregar a 80 W. Ou seja, de forma bastante rápida.
É ideal para quem é fã de telemóveis pequenos, já que tem um ecrã de 6,3 polegadas (via GSM Arena). A taxa de atualização de 120 Hz é dentro do que estamos habituados no mercado e o telemóvel funciona perfeitamente em más condições de luz, graças ao brilho máximo de 3.600 nits.
No processador, não há como não destacar o MediaTek Dimensity 8540, que é uma opção aceitável para o segmento onde o Oppo Reno 15 se insere. Destacamos ainda o sensor principal de 200 MP, que se faz acompanhar de uma lente telefoto periscópica de 50 MP, com zoom ótico de 3,5x e estabilização ótica. É ainda de mencionar a lente ultra-angular de 50 MP e a câmara selfie com os mesmos 50 MP.
A título adicional, tem ainda Bluetooth 5.4, Android 16, altifalantes stereo e resistência às poeiras e à água. A versão Pro tem ecrã de 6,78 polegadas, a mesma taxa de atualização e o mesmo brilho do modelo Standard.
A bateria é ligeiramente maior do que a anterior, com 6.500 mAh e, para além do carregamento com fios a 80 W, permite carregamento sem fios a 50 W. Na China, o Oppo Reno 15 e o Oppo Reno 15 Pro arrancam perto dos 365 e 450 euros, respetivamente. No entanto, atenção: os preços costumam flutuar bastante de mercado para mercado.
